A
Superioridade de Jesus em relação a Moisés
TEXTO ÁUREO
“Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou” (Hb 3.3).
VERDADE
PRÁTICA
Se
conservarmos firmes nossa fé e confiança em Cristo Jesus, Ele será sempre o
nosso fiel Sumo Sacerdote perante Deus.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
- Sl 103.7
A
revelação de Deus a Moisés
Terça
- Sl 77.30
Moisés,
o líder provido por Deus
Quarta
- Êx 2.11,12
Moisés
falhou ao agir segundo a carne
Quinta
- Dt 32.1-43
O
canto de Moisés
Sexta
- Sl 105.26
Moisés,
servo do Senhor
Sábado
- Js 1.1-7
Moisés
reconhecido
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus
3.1-8,12,14.
1
- Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a
Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
2
- sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3
- Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior
honra do que a casa tem aquele que a edificou.
4
- Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é
Deus.
5
- E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para
testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
6
- Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se
tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
7
- Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz,
8
- Não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no
deserto.
12
- Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mal e infiel, para
se apartar do Deus vivo.
14
- Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até o fim.
PONTO DE
CONTATO
Você
já resistiu à voz do Espírito Santo alguma vez na em sua vida?
Resistir
à voz de Deus tem sido a prática de muitos em nosso meio, que semelhantemente
aos hebreus no deserto, tornaram-se insensíveis e desobedientes aos preceitos
do Todo-Poderoso: habituaram-se com as bênçãos, sem contudo, reverenciar,
obedecer e servir ao Doador e Provedor de todos os benefícios. Ouvir a voz de
Deus e abster-se do mal são procedimentos de um coração bom e fiel. O Senhor
está sempre pronto para agraciar seu povo com o suficiente “maná diário”,
garantindo sobrevivência e crescimento espiritual.
Podemos
estar certos de que não pereceremos no “deserto desta vida”; nossa jornada
culminará na prometida Canaã celestial.
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Considerar
Cristo como nosso Sumo Sacerdote.
Reconhecer
a superioridade de Jesus sobre Moisés.
Decidir
não endurecer o coração ao ouvir a voz de Deus.
Destacar
a importância de ser um participante de Cristo.
SÍNTESE TEXTUAL
Os
crentes destinatários da epístola, são chamados de “santos”, e devem, por serem
participantes da “vocação celestial”, considerar Jesus não apenas como apóstolo
(um enviado de Deus), mas também Sumo Sacerdote, ao qual devem confessar suas
dificuldades. Se Moisés foi fiel em seu ministério, Jesus muito mais, pois foi
o autor, não somente do ministério, mas também da família de Moisés. O Grande
Libertador dos hebreus, por ser homem, não pôde ser perfeito. Entretanto, Jesus
deu-nos o exemplo de irrefutável perfeição.
O
sacro escritor relembra a seus leitores que o povo de Israel peregrinara no
deserto por muitos anos, por não ter ouvido a voz de Deus através de Moisés, e
roga-os que não ajam da mesma forma, endurecendo seus corações às ordens
divinas.
ORIENTAÇÃO
DIDÁTICA
Divida
a turma em dois grupos. O primeiro, deverá listar as semelhanças entre Moisés e
Cristo. O segundo relacionará as diferenças. Ao cabo desta parte da tarefa,
solicite voluntários para destacarem os aspectos da superioridade de Cristo
sobre Moisés. Dê a eles dez minutos para o cumprimento desta atividade.
Exemplos de
semelhanças:
•Moisés
livrou o povo da escravidão do Egito;
•Jesus
livrou o homem da escravidão do pecado.
•Moisés
foi o intermediário entre Deus e o povo;
•Jesus
é o mediador entre Deus e o homem.
•Moisés
instituiu o sistema levítico;
•Jesus
inaugurou o sistema da graça.
Exemplos de
diferenças:
•Cristo
é Deus; Moisés apenas conhecia a Deus.
•Cristo
é Filho de Deus; Moisés foi apenas servo.
•Cristo
estabeleceu a “casa” da qual Moisés era apenas uma parte (3.3).
INTRODUÇÃO
Nesta lição, somos exortados a considerar
Jesus Cristo como “Sumo Sacerdote da nossa confissão”. Os israelitas tinham
grande respeito aos profetas e sacerdotes da antiga aliança, destacando-se
entre eles Moisés e Arão. Na Nova Aliança, Jesus é superior a todos eles, pois
encarnou-se tomando a forma humana, ou seja, tornou-se o Emanuel, “Deus entre
nós”, concedendo a gloriosa e eterna salvação para todos os que nElecrêem.
I.
CONVOCAÇÃO DOS SANTOS À ADORAÇÃO A CRISTO (v.1)
1. “Irmãos
santos”.A
palavra santo vem do latim, sanctu, que, originalmente, quer dizer aquele ou
aquilo que “era estabelecido segundo a lei”, passando depois a significar
aquele ou aquilo “que se tornou sagrado”. No Antigo Testamento, a palavra
hebraica para santo é qodesh e seus derivados, que significam santo,
santificado, santificar, separar, pôr à parte. No Novo Testamento, a palavra
“santo”, no grego hagios, tem sentido semelhante ao da língua hebraica; santos,
segundo o ensino bíblico, são somente aqueles que têm comunhão com Deus e com
seu Filho, Jesus. Estes são convocados para adorarem a Cristo, separados do
mundo.
2.
“Participantes da vocação celestial”. Os santos que vivem aqui na terra não são
apenas os mártires, ou os que fizeram algum milagre, como ensina o Catolicismo.
Os santos são pessoas de carne e osso, “participantes da vocação celestial”,
por aceitarem a Cristo como seu Salvador ao ouvirem o seu convite através do
evangelho.
3. Cristo,
Apóstolo e Sumo Sacerdote. Os santos são convocados para considerar “Jesus, apóstolo e Sumo
Sacerdote da nossa confissão”. Ele foi, de fato, o Apóstolo por excelência.
Jesus foi enviado por Deus ao mundo, “não para que condenasse o mundo, mas para
que o mundo fosse salvo por Ele” (Jo 3.17).
No
Antigo Testamento, os sacerdotes intercediam pelo povo, tendo que oferecer, por
todos os pecantes, sacrifícios com sangue de animais, que apenas encobriam o
pecado. Na Nova Aliança, Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito, pois ofereceu o seu
próprio sangue para nos salvar e nos apresentar a Deus com a nossa confissão.
II. MAIOR
GLÓRIA DO QUE MOISÉS
1. Moisés,
fiel como servo (v.5). Moisés foi fiel em sua casa, como acentua o escritor, na condição
de servo, sendo o mensageiro que testemunhou das “coisas que haviam de vir”.
Ele foi o porta-voz de Deus ao receber as tábuas da Lei no Sinai, transmitindo,
com fidelidade, a palavra que de Deus ouviu no monte. Ele nada alterou do que
recebeu do Senhor. Foi servo em sua casa, no âmbito do que lhe foi confiado, e
desincumbiu-se muito bem de sua tarefa na “casa” de Deus. Por isso, foi
considerado um modelo entre os homens (cf. Jr 15.1).
2. Jesus,
fiel sobre sua própria casa (v.6). Jesus foi superior a Moisés. Este foi servo.
Aquele é o Filho, o Sumo Sacerdote constituído por Deus, posição que não foi
confiada a mais ninguém. Moisés, mesmo sendo fiel como homem, não foi perfeito.
Falhou em algum momento. No episódio em que Deus mandou que ele falasse à rocha
pela segunda vez, descontrolou-se emocionalmente e feriu-a, ao invés de falar
(Nm 20.11). Jesus, no entanto, nunca falhou. “Em tudo foi tentado, mas sem
pecado” (Hb 4.15).
3. A casa
somos nós (v.6). Em nossa imperfeição, como poderíamos ser chamados “casa” de
Cristo para que Ele, nessa “casa”, fosse sumo sacerdote? Só a graça de Deus
pode explicar. A condição para que sejamos “casa” do Senhor, é que tão-somente
conservemos “firme a confiança e a glória da esperança, até o fim”. O apóstolo
Paulo teve de Deus revelação semelhante. Na primeira Epístola aos Coríntios
6.19,20, lemos: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo,
que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Diante
disso, é grande a nossa responsabilidade para com essa “casa”, em que, ao mesmo
tempo, habitam Cristo, nosso Sumo Sacerdote, e o Espírito Santo, nosso
intercessor, que nos tem como seu templo.
III.
ADVERTÊNCIA QUANTO AO ENDURECIMENTO CONTRA DEUS
1. Ouvindo a
voz do Espírito. A advertência é grave e solene: “Portanto,
se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na
provocação, no dia da tentação no deserto...” (vv.7,8). Citando o Salmo 95.8-11
o escritor admoesta os destinatários da carta valendo-se de fatos
constrangedores, relativos ao povo de Israel. Na advertência, o Espírito Santo
os lembra para não fazerem como seus pais, que provocaram a Deus no deserto com
graves atitudes: 1) Tentaram a Deus; 2) Provaram a Deus, mesmo tendo visto suas
obras por 40 anos (v.9; Êx 15.22-25; 17.1-7). Esse aviso quanto a ouvir o
Espírito Santo é significativo e oportuno para nós em nosso tempo, pois há
crentes tão insensíveis, em todos os sentidos, que suas consciências já se
encontram irremediavelmente cauterizadas (cf. 1 Tm 4.2).
2. Não
endurecer o coração (v.8). O povo israelita, não obstante presenciar as maravilhas do poder
miraculoso de Deus no deserto, a começar pela passagem do Mar Vermelho,
rebelou-se contra o Senhor. Em conseqüência, Deus se indignou. Manifestou a sua
ira e decretou seu juízo: “Não entrarão no repouso de Deus”. Daquela geração
rebelde, todos os que tinham mais de 20 anos não entraram na Terra Prometida. O
endurecimento do coração é um obstáculo para o recebimento da bênção de Deus.
3. Um
coração mau e infiel (v.12). Outra advertência é dada pelo Espírito Santo
através do escritor da Epístola aos Hebreus, para que neles não houvesse “um
coração mau e infiel”, que viesse afastá-los “do Deus vivo”. O verbo afastar,
no texto, é apostenai (gr.), palavra que dá origem ao termo apostasia. No
versículo seguinte vem um conselho divino: “Antes exortai-vos uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se
endureça pelo engano do pecado” (v.13). Muitos, por falta de orientação e
advertência (exortação), endurecem o coração para Deus, desviam-se e até negam
a fé, aceitando falsas doutrinas e envolvendo-se em práticas extra-bíblicas,
semelhantes às do espiritismo, incluindo
“regressão espiritual” e outras invencionices.
4. Como nos
tornamos participantes de Cristo (v.14). O escritor nos mostra como nos tornamos
participantes de Cristo: “Se retivermos firmemente o princípio da nossa
confiança até o fim”. Essa afirmação é corroborada pelo que Jesus asseverou:
“...mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10.22). “Até o fim...”.
O homem só alcança a salvação plena quando aceita a Cristo como Salvador e
permanece em santidade, até a “redenção do nosso corpo” (Rm 8.23b). Se por um
lado é difícil iniciar a carreira cristã, mais difícil ainda é continuar e
terminá-la. Porém, todas as promessas futuras na eternidade estão reservadas
para os vencedores, os que completam a carreira, como diz o apóstolo Paulo (2Tm
4.7).
CONCLUSÃO
A
superioridade de Cristo em relação a Moisés é incontestável. Moisés era homem
imperfeito e falho, mesmo tendo de Deus uma missão tão grande. Jesus, nosso
Salvador, mesmo na condição humana, em face de sua missão salvífica, “em tudo
foi tentado, mas sem pecado”. Nós, cristãos, precisamos honrar a Jesus Cristo,
o Sumo Sacerdote da nossa confissão.
VOCABULÁRIO
Âmbito:
Contorno, periferia; circunferência, espaço delimitado.
Cauterizar:
Aplicar cautério a, queimar.
Corroborar:
Confirmar, comprovar.
Desincumbir-se:
Dar cumprimento a uma incumbência.
Imperfeição:
Qualidade de imperfeito; defeito, incorreção.
Ofício:
Ocupação ou trabalho especializado.
Pecante:
Que ou quem peca habitualmente; pecador.
AUXÍLIOS
SUPLEMENTARES
Subsídio
Teológico
“Havendo
declarado o pensamento central do sacerdócio de Cristo, e antes de
desenvolvê-lo nos capítulos 5 a 7, o autor interrompe o assunto, a fim de
estabelecer, sob outro ponto de vista, a superioridade do Novo Concerto sobre o
Antigo. Ele já demonstrou que Cristo é superior aos anjos, os mediadores
espirituais da Lei; agora demonstra que também é superior a Moisés, o homem que
promulgou a Lei.
O
autor, ao abordar o assunto, emprega a expressão ‘o mundo futuro’, ou ‘o século
que há de vir’ (2.5; 6.5) — que no grego é cukoumenen (literalmente ‘o mundo
vindouro habitado’). Ele se refere ao reino de Deus que será estabelecido entre
os habitantes da Terra.
Isso
leva, naturalmente, à comparação entre os fundadores da velha teocracia
judaica, sob Moisés e Josué, e Jesus, do novo Reino. A posição de Moisés para
com o sistema judaico torna necessário o argumento, porque os cristãos hebreus
estavam confusos sobre esse ponto.
O
ponto de comparação, no versículo 2, prende-se ao fato de que tantos Moisés
como Cristo se ocuparam da administração de economia divina: aquele, sob a
velha ordem da Lei; este, sob a nova ordem da graça de Deus, tendo ambos
cumprido fielmente suas responsabilidades. Mas o autor apresenta em seguida uma
série de contrastes que demonstram a glória muito superior de Jesus.”
(Comentário Bíblico Hebreus, CPAD, págs. 129-131).
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
Lições
Bíblicas CPAD Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2001
A
Superioridade de Jesus em relação a Moisés
TEXTO ÁUREO
"Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)
VERDADE PRÁTICA
Cristo em
tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois enquanto o legislador hebreu
foi um mordomo, o Salvador foi o dono.
LEITURA DIÁRIA
Segunda –
Hb 3.1: Uma vocação superior dada a Cristo por Deus Pai
Terça – Lc
19.10: Uma missão superior que apenas Cristo poderia cumprir
Quarta - Hb
3.1; 1Tm 2.5: Cristo - O único Mediador entre os homens e Deus
Quinta – Hb
3.2: Cristo, o edificador da Casa de Deus
Sexta- Hb
3.5,6: Cristo, não apenas servo, mas Filho
Sábado - Hb
3.7,8: Cristo, superior em palavra à Lei
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 3.1-19:
1 POR isso, irmãos santos,
participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo
sacerdote da nossa confissão,
2 Sendo fiel ao que o constituiu,
como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3 Porque ele é tido por digno de
tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele
que a edificou.
4 Porque toda a casa é edificada por
alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
5 E, na verdade, Moisés foi fiel em
toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de
anunciar;
6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua
própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a
confiança e a glória da esperança até ao fim.
7 Portanto, como diz o Espírito
Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8 Não endureçais os vossos corações,
Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
9 Onde vossos pais me tentaram, me
provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
10 Por isso me indignei contra esta
geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus
caminhos.
11 Assim jurei na minha ira Que não
entrarão no meu repouso.
12 Vede, irmãos, que nunca haja em
qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
13 Antes, exortai-vos uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se
endureça pelo engano do pecado;
14 Porque nos tornamos participantes
de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes
a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o
provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
17 Mas com quem se indignou por
quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no
deserto?
18 E a quem jurou que não entrariam
no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
19 E vemos que não puderam entrar por
causa da sua incredulidade.
HINOS SUGERIDOS: 295, 396, 620 da Harpa Cristã
Jesus Cristo é a pessoa mais importante do mundo.
Falar das pessoas de quem gostamos ou
de personagens da história que admiramos é agradável. Mas falar da pessoa de
Jesus é, sem dúvida, muito mais agradável. Cristo é a pessoa mais importante do
mundo. Muitos cristãos judeus da época em que a carta aos Hebreus foi escrita
tinham dificuldade de aceitar isso. Para eles, Moisés superava Cristo em grau
de importância. Que pensamento equivocado! Sabendo disso, o autor de Hebreus se
apressa em mostrar-lhes que Jesus é superior.
Infelizmente, nem todas as pessoas
conseguem manter uma vida cristã constante. Há aquelas que começam bem, mas
logo fraquejam e desistem. Olham para trás, ao invés de olhar para frente;
olham para o mundo, ao invés de olhar para Cristo. No caso dos irmãos a quem a
Carta aos Hebreus foi enviada, estava acontecendo algo semelhante. Por
valorizar Moisés acima de Jesus, muitos estavam querendo abandonar o
cristianismo para voltar às práticas do judaísmo. Então, o autor de Hebreus
compara ambos (Cristo e Moisés), a fim de mostrar que seguir Jesus é
fundamental.
Jesus Cristo é superior em posição - O capitulo três de Hebreus
enfatiza, de modo visível, a superioridade de Jesus em relação a Moisés, no que
se refere a ofício ou posição. Dar maior importância a qualquer outra pessoa
mais do que a Moisés era um enorme desafio. Isso porque os “judeus pensavam que
ninguém era maior do que Moisés, pois ele havia dado ao povo de Israel duas
tábuas de pedra nas quais Deus tinha escrito a lei (Êx 34)”. [1]
Mas o autor de Hebreus encarou esse
desafio, ao dizer: ... considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da
nossa confissão, Jesus (v.1). Observe que não é a Moisés que devemos
considerar “atentamente”, mas a Cristo. Este é maior em posição, pois é
Apóstolo e Sumo Sacerdote.
Quanto à posição, Jesus é superior a
Moisés em alguns aspectos. O primeiro deles refere-se à
natureza pessoal. O texto se refere a Cristo como Apóstolo. O que é isso? É um
título referente a “alguém enviado com uma comissão”. [2] Obviamente, Moisés
foi enviado por Deus com o fim de resgatar o povo hebreu da servidão. Contudo,
era apenas um profeta. Mas Cristo foi enviado como o Filho unigênito para
que todos os que nele crerem tenham vida eterna (Jo 3:16).
Não é difícil perceber que este
possui uma importância significativa em relação àquele. Afinal, Cristo é o
Filho de Deus, uma das pessoas da Trindade.É divino; é Deus (Jo 1:1).
O segundo aspecto que revela a superioridade
de Jesus sobre Moisés é a importância do seu ofício. O texto é claro: Jesus é Sumo
Sacerdote. Este ofício é muito importante na Bíblia. Somente o Sumo
Sacerdote podia entrar no compartimento mais importante do tabernáculo: o Santo
dos Santos, portando sangue de animais como oferta pelo pecado
(Hb13:11).
Moisés, no entanto, nunca foi sumo
sacerdote. Ele não dispunha de nenhuma autoridade para entrar no Santo dos
Santos. Mas Jesus, sendo sumo sacerdote, ofereceu não sangue de animais, mas
o seu próprio sangue, para purificar a nossa consciência de obras mortas (cf.
9:11-14).
O terceiro aspecto pelo qual Cristo é
superior a Moisés diz respeito à mensagem proclamada. Isso é interessante. O final do
versículo cinco do capítulo 3 diz que a obra de Moisés foi esclarecer e
lembrar aquelas coisas que aconteceriam no futuro (NBV). Assim, “o profeta
Moisés falou de coisas por vir, enquanto Jesus Cristo cumpriu tais coisas”. [3]
Este confirmou tal verdade: ... vim para cumprir (Mt 5:17).
Entenda: Cristo, e não Moisés, é o
cumprimento da mensagem proclamada. Cristo, e não Moisés, é o Verbo de Deus,
Palavra encarnada, descrito por João 1:1. Os cristãos daquela geração
precisavam ter isso em mente. E não só eles, mas nós também.
Jesus Cristo é superior em honra - Cristo é superior a Moisés
em sua posição. Mas não só isso. Ele é também maior em honra. A propósito,
somente Cristo tem autoridade para expressar, sem correr o risco de ser
equivocado em sua afirmação, as seguintes palavras: Toda a autoridade me foi
dada no céu e na terra (Mt 28:18). Quanto a Moisés, porém, não podemos
dizer o mesmo. Todavia, é necessário esclarecer que este é também digno de
honra. O autor da carta diz que Jesus foi fiel a Deus, que o escolheu, assim
como Moisés também servia fielmente na casa de Deus (Hb 3:2 – NBV).
Em outras palavras, Moisés não deixou
a desejar, quanto à missão que recebeu de Deus. Foi fiel. Não foi à toa que
Deus o honrou de muitas maneiras. O próprio Deus apareceu a Moisés face a face
(Êx33:11) e lhe deu vida longa de 120 anos. Quando Moisés morreu, em Moabe,
Deus o sepultou (Dt 34:6). [4] Sem dúvida, Moisés foi um excelente servo de
Deus. A sua honra, porém, não excede a de Jesus, e nem poderia, pois, nas
palavras de Paulo a Timóteo, Cristo é o único que possui imortalidade, que
habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A
ele honra e poder eterno. Amém! (1Tm 6:16).
O autor da Carta aos Hebreus faz
questão de mostrar tal verdade, a partir do versículo três, que diz: Jesus,
todavia, tem sido considerado digno de tanto maior honra do que Moisés.
Dois importantes motivos levaram-no a essa conclusão.
O primeiro refere-se ao fato de que
Cristo é o construtor da casa: ... maior honra do que a casa tem aquele que
a estabeleceu (v.3b). O v.6 diz que essa casa somos nós. Em outras
palavras, essa casa é a igreja, a família de Deus. Cristo é, portanto, o
edificador da igreja (Mt 16:18), o cabeça do corpo (Cl 1:18). Sendo a igreja
uma noiva singular, redimida e santa, não deve se vangloriar, pois a honra
pertence àquele que a tornou assim.
O segundo motivo refere-se ao fato de
que Cristo é o dono da casa.
No versículo cinco, Moisés é apresentado como um servo na casa de Deus. Ele
esteve por muito tempo à frente do povo do Senhor, mas não era dono desse povo.
Cristo, todavia, é como Filho, em sua casa. A igreja pertence a ele.
Logo, merece ser honrado como tal. Por isso, cabe a ele, e somente ele,
afirmar: ... edificarei a minha igreja (Mt 16:18). Por ser Jesus, e não
Moisés, o dono da igreja é que as portas do inferno não prevalecerão contra
ela (v.18b). Não resta dúvida: Cristo é superior em honra.
Jesus Cristo é superior em cuidado - Além de ser superior a Moisés em
posição e honra, Cristo é também superior em cuidado. É importante lembrarmos
que os irmãos daquela época viviam num contexto de perseguição e estavam
desgastados e desanimados espiritualmente. Por isso, seus joelhos se tinham
afrouxado, na vereda da resistência e da atividade justas, e as suas mãos
pendiam indefesas, como se fossem homens derrotados (Hb12:12). Estavam com
séria dificuldade de progredir na vida cristã e corriam o risco de se desviar.
[5] Eis a razão do alerta bíblico para eles: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais o vosso coração (3:7,8).
Quando se está em condição semelhante
à daqueles irmãos, é possível se imaginar um Cristo distante, inerte, de mãos
atadas. O autor da carta, porém, mostra o oposto: no capítulo 3, Cristo não
só é presente como também cuidadoso com os seus. Esse cuidado pode ser
observado no sacerdócio de Jesus. Ele é tanto Sumo Sacerdote (v.1) quanto
sacerdote. Cristo é, na verdade, o Grande Sacerdote de que necessitamos
(Hb7:26). O sacerdote oferecia sacrifícios todos os dias pelos pecados do
povo (v.27). Como sacerdote, Cristo ofereceu um único sacrifício. Ele
intercede por nós (Rm8:34), cuida de nós e se preocupa com a nossa
santificação.
Em Hb 3:6, o cuidado de Cristo pela
sua igreja é ainda mais nítido, pois o autor afirma que ele é fiel, como
Filho, em sua casa. Cristo não é um construtor displicente que abandona a
casa, depois de construí-la. Indiferença não faz parte do seu caráter. Cristo ama
o seu povo e, por causa de tão grande amor, fez-se carne e habitou entre os
pecadores, cheio de graça e de verdade (Jo1:14). Cristo é o edificador da
igreja, “e por ‘edificador’ entende-se não somente o contratante ou operário,
mas o autor, aquele que provê a casa, como dono, arquiteto, investidor,
construtor e fornecedor, tudo em uma única pessoa”. [6]
Evidentemente, Moisés também cuidou
do povo de Deus, como servo, mas não pôde exercer tal função para sempre. Desse
modo, o seu cuidado para com o povo do Senhor só compreendeu breves 80 anos.
Logo, Cristo é superior também no seu cuidado, pois cuida da igreja, ainda
hoje. Desceu à sepultura, mas lá não permaneceu. Está vivo, atuante e perto!
Vale lembrar a promessa que ele fez aos seus discípulos, após a sua
ressurreição: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século (Mt 28:20b).
APLICANDO E PRATICANDO A PALAVRA DE
DEUS EM NOSSA VIDA
1. Jesus é mais importante: não o
substitua! - Moisés teve a sua importância, na
história do povo de Deus. Logo, merece honra. Mas não a ponto de ser elevado
acima de Jesus. Para muitos hebreus, Moisés era a pessoa mais importante. Este
pensamento, contudo, é equivocado. Jesus é digno de maior honra
(Hb3:13). E quanto a nós, temos considerado digno de maior honra a Jesus ou
ao líder espiritual a quem muito estimamos? Será que as nossas opiniões têm
dado lugar às de Cristo? Será que não o temos substituído por bens materiais,
como um veículo do ano, uma casa ou o dinheiro? Não substitua o criador pela
criatura. Jesus é mais importante.
2. Jesus é mais importante: não o
abandone! - Muitos irmãos hebreus estavam
propensos a deixar de olhar para Cristo e a voltar às antigas práticas do
judaísmo. Isso culminou no desânimo e na apatia de muitos deles. Abandonar
Cristo para voltar às velhas práticas era um risco presente, e a incredulidade
ganhava espaço. Daí o alerta: ... não endureçais o vosso coração (Hb
3:8).
Desistir de Cristo nunca será uma boa
escolha. Quem faz isso, só tem a perder. Não deixemos, portanto, de focar a
nossa mente e o nosso coração em Jesus. Antes, conservemos firmes, até o
fim, a nossa alegria e a nossa esperança no Senhor (v.6 – NBV). Não
desistamos de servi-lo, pois ele é a pessoa mais importante do mundo.
CONCLUSÃO
Jesus é o nome da pessoa
infinitamente superior a tudo e a todos, pois, nas palavras inspiradas de
Paulo, dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele,
pois, a glória eternamente. Amém! (Rm11:36). Cristo é, de fato, mais
importante do que Moisés, em posição, honra e cuidado. Portanto, precisamos ter
em mente que não devemos substituir Jesus, nem o abandonar. Não deixemos que
a incredulidade nos afaste do Deus vivo (Hb3:12), mas deleitemo-nos em nosso
Senhor (Hb 3:6).
Louvado e Exaltado seja o nome do
Senhor Jesus!
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
1. KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. Pág. 121
2. WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2. Santo André: Geográfica, 2006. Pág. 368
3. WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento 2. Santo André: Geográfica, 2006. Pág. 369
4. KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus. São Paulo: Cultura Cristã, 2003. Pág. 125
5. CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento interpretado: versículo por versículo. Vol V. São Paulo: Milenium, 1980. Pág. 468
6. TAYLOR, Richard S. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Hebreus a Apocalipse. Vol. 10. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. Pág.
A
Superioridade de Jesus em relação a Moisés
TEXTO ÁUREO
"Porque
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou." (Hb 3.3)
VERDADE PRÁTICA
Cristo em
tudo foi superior a Moisés na Casa de Deus, pois enquanto o legislador hebreu
foi um mordomo, o Salvador foi o dono.
LEITURA DIÁRIA
Segunda –
Hb 3.1: Uma vocação superior dada a Cristo por Deus Pai
Terça – Lc
19.10: Uma missão superior que apenas Cristo poderia cumprir
Quarta - Hb
3.1; 1Tm 2.5: Cristo - O único Mediador entre os homens e Deus
Quinta – Hb
3.2: Cristo, o edificador da Casa de Deus
Sexta- Hb
3.5,6: Cristo, não apenas servo, mas Filho
Sábado - Hb
3.7,8: Cristo, superior em palavra à Lei
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 3.1-19:
1 POR isso, irmãos santos,
participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote
da nossa confissão,
2 Sendo fiel ao que o constituiu,
como também o foi Moisés em toda a sua casa.
3 Porque ele é tido por digno de
tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele
que a edificou.
4 Porque toda a casa é edificada por
alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
5 E, na verdade, Moisés foi fiel em
toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de
anunciar;
6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua
própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a
confiança e a glória da esperança até ao fim.
7 Portanto, como diz o Espírito
Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
8 Não endureçais os vossos corações,
Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
9 Onde vossos pais me tentaram, me
provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
10 Por isso me indignei contra esta
geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus
caminhos.
11 Assim jurei na minha ira Que não
entrarão no meu repouso.
12 Vede, irmãos, que nunca haja em
qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
13 Antes, exortai-vos uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se
endureça pelo engano do pecado;
14 Porque nos tornamos participantes
de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes
a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o
provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
17 Mas com quem se indignou por
quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no
deserto?
18 E a quem jurou que não entrariam
no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
19 E vemos que não puderam entrar por
causa da sua incredulidade.
HINOS SUGERIDOS: 295, 396, 620 da Harpa Cristã
CRISTO
SUPERIOR A MOISÉS (Hb3:1,6)
INTRODUÃO
Nesta
lição iremos estudar uma comparação entre Cristo e Moisés. A conclusão desta
comparação é que Moisés é apenas um servo, enquanto Cristo é soberano da casa
de Deus.
I-
Convocação dos santos à adoração a Cristo (V,1):
O
trecho de Hb3:1,6 contém 5 palavras chaves, que merecem especial atenção nossa,
são elas: Santos, vocação, apóstolo - sumo sacerdote e casa.
1°- Irmãos
santos: Você é santo? Porque?
A
palavra hebraica para santo é ‘QADOSH’
A
palavra grega para santo é agiasmos ‘AYL&VMÓS’
Significa
tornar santo - consagrar – pureza-
Se
santo é estar separado do pecado e dos costumes do mundo e consagrado a Deus.
Porque ser
santo?
Sem
santidade ninguém poderá ser útil a Deus. II – 2:20,21
Sem
santidade ninguém terá comunhão com Deus. Sl15:102
Sem
santidade ninguém Vera o Senhor. Hb12:14
Somente
um povo santo, poderá ser usado por Deus, para mudar as circunstâncias a qual o
mundo estar imergindo. Somente esses são chamados para adorar a Cristo.
2°- Vocação
celestial:
A
palavra vocação tinha um significado muito especial para os Judeus. Por ex: foi
por vocação que eles foram escolhidos por Deus e santificados para uma missão
especifica. Na epístola de Hb encontramos outra vocação, a “vocação celestial”,
a qual não se baseia em nacionalidade, mas se baseia no relacionamento com
Deus, ou seja, todos quantos pela fé aceitam a revelação divina na pessoa de
Cristo, fazem parte da vocação celestial.
Missão
especifica:
1°-
Adorar a Deus
2°-
Promover a comunhão entre os irmãos
3°-
Evangelização
3°- Apostolo
e sumo sacerdote:
Segundo
o antigo testamento Moisés era o apostolo (apostolo sig. Uma pessoa enviada por
Deus com sua mensagem) Jô 1:17a é o sumo sacerdote era Arão Hb 5:1,5, agora sob
a nova aliança esses dois ofícios, apostólico e sacerdotal estão reunidos na
pessoa de Jesus Cristo...
Para
satisfazer esse requisito, Cristo se encarnou, assumiu forma de servo, morreu
ressuscitou, voltou para o céu onde agora está assentado, intercedendo por nós
junto ao pai.
4°- Casa:
O
que significa essa casa?
Essa
casa não se refere a uma estrutura material, mais sim uma estrutura espiritual.
·
Nós somos esta casa. Ico3:16
·
Se sujarmos está casa Deus o destruirá Lm 4:1 I- Co3:17
·
Temos que fugir do pecado para não sujar esta casa I- Co:618:19
1°- O porque
somos casa ou templo de Deus I-Pe 2:5.
A-
Somos casa de Deus; Para termos acesso a ele Ef2:18.
B-
Somos casa de Deus; Para oferecermos sacrifício espiritual I-Pe 2:5.
B1-
1- Sacrifício da obediência I- Sm 15:22,23
B2-
2- Sacrifício da santificação; I- Pe 2:9
II-Cristo,
maior glória do que Moisés.
Para
os judeus da época, Moisés era um profeta inigualável.
-
Ele os tinha libertado do Egito;
-
Deus comunicou a Moisés o que de mais primoroso havia em suas leis.
-
Em seus livros estão as bases do concerto, dos sacrifícios e das crenças do
judaísmo.
Apesar
do valor de Moisés na grande galeria dos seletos amigos de Deus, devemos
reconhecer que os judeus exageraram um pouco sobre a sua importância, o que o
fez cegos diante daquele que trazia maior revelação que a dada por Moisés,
Cristo.
COMPARAÇÃO:
MOISÉS VERSUS CRISTO
·
Os escritos de Moisés (o Pentateuco), foram mal interpretados pelos Judeus, em
lugar de serem considerados como parte de uma revelação progressiva, Foram
considerados completos em si mesmos;
·
As leis e os sacrifícios tornaram-se para eles um meio de salvação, em lugar de
serem a exposição da necessidade de um salvador;
·
Com o propósito de refutar está distorção foi escrita à carta dos Hebreus, que
Cristo é apresentado como o cumprimento do que Moisés ensinou nos seus livros;
( Hb 3:5)
·
Moisés é o personagem referido em maior números de livros na bíblia;
·
Seu nome aparece em 31 dos livros sagrados e em 847 vezes.
Moisés é
chamado:
·
Servo do Senhor (Ex14:31)
·
Fiel em toda a casa (Nm 12:7 - Hb 3:5)
·
Homem de Deus (Dt 33:1)
·
O escolhido de Deus (Sl 106:23) e outros.
Cristo é
chamado:
·
Senhor dos senhores (I- Tm6:15)
·
Senhor de todos (At 10:36)
·
Senhor da glória (I- Co 2:8)
·
O edificador desta casa ( Hb 3:3,6)
·
Filho de Deus (Mt 2:15)
·
É o próprio Deus (Jo20:28)
·
Também foi escolhido por Deus (Is 42:1)
Moisés é
tipo de Cristo:
·
Ameaçado de morte e preservado por Deus
Moisés
Ex 2:2-10 ;Hb 11:23 Jesus Mt 2:13-15
·
Dominou a água do mar
Moisés
Ex14:21 Jesus Mt 8:26
·
Alimentou uma multidão
Moisés
Ex16:15,16 ; Jo 6:31 Jesus Jô 6:11,12
·
Teve seu rosto iluminado
Moisés
Ex34:35 Jesus Mt 17:15
·
Os irmãos tiveram contra ele
Moisés
Nm 12:1 Jesus Jo 7:5
·
Esteve a sós com Deus 40 dias em jejum
Moisés
Ex14:18 Jesus Mt 4:2
·
Andava com 12 tribos (Moisés)
·
Andava com 12 apóstolos (Jesus)
·
Intercedo pelo povo
Moisés
Ex32:32 Jesus Jo 17:9
·
Escolheu 70 auxiliares
Moisés
Nm11:16 Cristo Lc 10:1
·
Apareceu depois da morte
Moisés
Mt 17:3 Cristo At 1:3
OBS:
É importante sabermos que o tipo sempre é inferior que o antítipo (no caso
Moises é o tipo de Cristo, logo Cristo e o antítipo de Moises)
CONCLUSÃO
A
superioridade de Cristo em relação a Moisés é incontestável.
Moisés
era homem imperfeito e falho, mesmo tendo de Deus uma missão tão grande. Jesus,
nosso salvador, mesmo na condição humana, em face de sua missão salvífica, ‘em
tudo foi tentado, mas sem pecado’. Nós, cristãos, precisamos honrar a Jesus
Cristo, o sumo sacerdote da nossa confissão.
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
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