26 de julho de 2017

LIÇÃO 05 – A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO

LIÇÃO 05 – A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO - 3º TRIM. DE 2017 (Jo 14.15-18,26)

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos sobre quem é o Espírito Santo, destacando Sua personalidade e divindade; pontuaremos Sua atuação no Antigo e Novo Testamento; falaremos sobre alguns nomes que recebe na Bíblia; e, por fim, trataremos sobre sua atuação na experiência humana

I - QUEM É O ESPÍRITO SANTO

O nome Espírito Santo vem do hebraico “ruahkadosh” e do grego “pneumahagios”. Ele é Deus, igual com o Pai e o Filho, e juntos os três formam uma só divindade, pois eles são “allos da palavra grega que denota “ser de mesma espécie”; diferente de  “heteros” que denota “ser de espécie diferente”. O Espírito é do Pai (1Co 2.12; 3.16) e do Filho (At 16.7; Gl 4.6). Desta forma, o Ele não é uma força ou um raio cósmico, mas uma pessoa como o Pai e o Filho o são (Mt 28.19; 2Co 13.13). “Quando se fala a respeito do Espírito Santo como terceira Pessoa da Trindade, isso não significa terceiro numa hierarquia [...]. As três Pessoas são iguais e não há entre elas primeiro e último”.

II - A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

Uma pessoa é um ser consciente, com arbítrio próprio e, por isso, partindo do princípio que apresenta plena capacidade mental, é responsável pelos seus atos. Alguns sinônimos da palavra pessoa são:personagem, personalidade, indivíduo ou ser. Embora que algumas seitas heréticas tentem negar a personalidade do Espírito Santo, afirmando que Ele é apenas uma energia, ou uma força ativa de Deus,as Escrituras Sagradas desmentem essa falsa teoria. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa,pois possui características pessoais:sentimento (emoção),intelecto (inteligência) e vontade (arbítrio).

Ele fala (2Sm 23.2; Ap 2.7, 11, 17);
Ele intercede (Rm 8.26);
Ele testifica (Jo 15.26; Rm 8.16);
Ele tem vontade (Jo 3.8; 1Co 12.11);
Ele tem emoções (Is 63.10; Ef 4.30);
Ele ama (Rm 15.30);
Ele lembra (Jo 14.26);
Pode-se blasfemar contra Ele (Mt 12.31,32);
Ele ensina (Ne 9.20;Jo 14.26;1Co 2.13);
Ele convence (Ne 9.30; Jo 16.7,8);
Ele realiza milagres (At 8.39);
Ele se revela (At 10.19-21; Ef 1.17);
Ele lidera (Jo 16.13,14);
Ele pode ser ultrajado (Hb 10.29);
Ele escolhe (At 13.2; 20.28);
Ele julga (At 15.28);
Ele advoga (At 5.32);
Ele clama (Gl 4.6);
Ele envia missionários (At 13.2-4);
Ele convida (Ap 22.17);
Ele tem inteligência (Is 11.2);
Ele consola (Jo 14.16, 15.26);
Ele é bom (Sl 143.10);
Ele guia (Jo 16.13; At 8.29; Rm 8.14);
Ele pode ser resistido (At 7.51);
Ele impede (At 16.6,7);
Pode-se mentir a Ele (At 5.3,4);

III - A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

A asseidade do Espírito Santo “designa o atributo divino segundo o qual Ele existe por si próprio”. Assim como o Pai eo Filho, o Espírito Santo é auto-existente. Ou seja: não depende de nada fora de si para existir. Ele sempre existiu; é um ser incausado; “[...] pelo Espírito eterno”(Hb 9.14). Em toda a Bíblia, podemos ver claramente que o Espírito Santo é Deus; pois,além de possuir atributos divinos, Ele faz coisas que somente Deus pode fazer. Vejamos alguns atributos incomunicáveis:

Ele é o Espírito de Deus (1Co 6.11; 2Co 3.3);
Ele é criador (Gn 1.2);
Ele é o  Espírito de Cristo (At 16.7; Rm 8.9).
Ele foi o autor da concepção virginal de Jesus (Lc 1.35);
Ele é Eterno (Hb 9.14);
Ele é Deus (At 5:3,4);
Ele é Onipotente (Lc 1.35; 1Co 12.11);
Ele é visto junto com o Pai e o Filho (Mt 28.19; 2Co 13.13);
Ele é Onipresente (Sl 139.7-10);
Ele é doador de vida (Jó 33.4; Sl 104.30);
Ele é Onisciente (Is 40.13; 1Co 2.10-12);
Ele inspirou a Bíblia (1Pe 1.11; 2Pe 1.21; 2Tm 3.16).


IV – A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

O Espírito Santo está presente em toda a Bíblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gn 1.2; Sl 104.30), e na formação do homem (Jó 33.4). A Bíblia descreve a atuação do Espírito Santo no AT.

·         Na Criação: O Espírito deu à criação:

Vida (Sl 104.30; Jó 33.4);
Ordem (Is 40.12; Jó 26.13);
Beleza ( Sl 33.6; Jó 26.13);
Preservação (Sl 104.30).

·         No Homem:Habitação Seletiva:

O Espírito estava em certas pessoas na época do AT (Gn 41.38; Nm 27.18; Dn 4.8; 5.11-14; 6.3);
O Espírito vinha sobre várias pessoas   (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 13.25; 1Sm 10.9,10; 16.13) c) O Espírito enchia alguns (Ex 31.3; 35.31). Assim, seu relacionamento pessoal com os homens no AT era limitado, pois nem todos experimentavam Sua ação e esta não era necessariamente permanente em todos os casos (Sl 51.11);

Capacitação para serviço (especialmente na construção do Tabernáculo, Ex 31.3, mas também em outras circunstâncias, Jz 14.6);

Restrição geral ao pecado (Gn 6.3).

V - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS

Com exceção da Segunda e Terceira Epístola de João, todos os livros do NT contém referências à pessoa e obra do Espírito Santo, onde podemos ler sobre a ação Dele na vida de Cristo, dos pecadores e, principalmente dos servos de Deus.Vejamos alguns exemplos. Notemos:

a)      no seu nascimento (Mt 1.20; Lc 1.35),
b)      no seu batismo (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo1.32,33),
c)      no seu ministério (Mc 1.12; Lc 4.18,19; At 10.38),
d)     na sua morte (Hb 9.14), e,
e)      na sua ressurreição (Rm 1:4; 8:11).

Em suma, podemos afirmar que Jesus foi concebido pelo Espírito (Lc 1.35); guiado pelo Espírito (Lc 4.1); ungido pelo Espírito (Lc 4.18; At 10:38); revestido com poder pelo Espírito (Mt 12.27, 28); ofereceu a Si mesmo pelos nossos pecados, pelo Espírito (Hb 9:14); foi ressuscitado pelo Espírito (Rm 8.11); e deu mandamentos por intermédio do Espírito (At 1.2).

VI - A OBRA DO ESPÍRITO NA SALVAÇÃO
·         Convencimento: (Jo 16.8-11)
Convencer (Jo 16.8) significa esclarecer a verdade do evangelho perante a pessoa não salva, de modo que seja reconhecida como verdade, quer a pessoa receba ou não a cristo como seu Salvador.
Do pecado. O estado pecaminoso do homem se deve à sua incredulidade.
Da Justiça. O homem é convencido da justiça de Cristo porque Ele ressurgiu e ascendeu à direita do Pai.
Do juízo. O Espírito convence sobre o juízo vindouro porque satanás (o maior inimigo) já foi julgado.
·         Regeneração: (Tt 3.5)
Definição:
O ato divino de geração espiritual, pelo qual Ele comunica vida eterna e nova natureza.

É a obra de Deus, particularmente do Espírito  (Jo 3.3-7; Tt 3.5). A fé é o requisito humano em presença do qual o Espírito regenera, e a Palavra de Deus fornece o conteúdo cognitivo da fé.

É um ato instantâneo, não um processo (embora seus antecedentes e consequências possam ser processos). É não-experimental (não se deriva ou baseia em experiência, embora seja seguida das experiências comuns à vida cristã). Os resultados são:
Uma nova natureza (2Co 5.17);
Uma nova vida (1Jo 2.29).

VI – ALGUNS NOMES DO ESPÍRITO SANTO

Em Lucas 11.20, o Espírito Santo é chamado de “O dedo de Deus”; em Apocalipse 19.10, de “Espírito de Profecia”; e,em Isaías 11.2, Ele é descrito com diversos títulos que representam a Sua plenitude.
A Bíblia descreve diversos Nomes e Títulos atribuídos ao Espírito Santo, os quais revelam, além de sua personalidade e divindade, Seus atributos, natureza, bem como as Sua sobras. Vejamos alguns:

· Espírito Santo.

Assim como Deus é santo (1Pe 1.16) e Jesus é santo (At 2.27), o Espírito também o é (Sl 51.11; Is63.10,11; Mt 1.18,20; 3.11; Lc 1.35; Jo 14.26; 1Ts 4.7-8).É chamado de Espírito Santo porque sua obra principal é a santificação (Jo 3.5-8, 16.8; Rm 15.16; 1Co 6.11; 2Ts 2.13; 1Pe 1.1,2).

· Espírito de Deus.

Este nome aparece em diversos textos, tanto no AT quanto no NT (Gn 1.2; Êx 35.31; Jó 33.4; Mt 3.16;12.28; Rm 15.19; I Co 2.11).É natural que o Espírito Santo seja chamado Espírito de Deus, visto que ele é enviado por Deus (Jo 15.26). A Bíblia também o chama de Espírito de Deus, porque Deus age através dEle (Jo 6.44; Rm 8.14).

· Espírito de Cristo.

O Espírito Santo é chamado o Espírito de Cristo (Rm 8.9; 1Pd 1.11). Jesus disse que a vinda do Espírito Santo para habitar nos corações dos crentes seria a vinda do próprio Cristo (Jo 14.16-20). Podemos afirmar que o Espírito é chamado de “Espírito de Cristo” porque é enviado em nome de Cristo e por Ele (Jo 14.26; 16.7).

· Espírito da Promessa.

O Espírito Santo é assim chamado (Ef 1.13) porque sua manifestação e poder são prometidos no AT (Jo 2.28,29). A prerrogativa mais elevada de Cristo, ou do Messias, era a de conceder o Espírito; e esta prerrogativa Jesus a reivindicou quando disse: "Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai"(Lc 24.49).

· Espírito da Verdade.

A Bíblia diz que Deus é a verdade (Jr 10.10); Jesus é a verdade (Jo 14.6) e o Espírito Santo também é a verdade (1Jo 5.6). Ele veio para nos guiar em toda a verdade (Jo 16.13,14).




· Espírito de Adoção.

Quando a pessoa é salva, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus (Jo 1.12), e adotada na família divina (Ef 2.19), mas também recebe dentro de sua alma o conhecimento de que participa da natureza divina (Rm 8.15). Assim como Cristo é nossa testemunha no céu; aqui na terra, o Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16).


CONCLUSÃO

Sendo o Espírito Santo “Deus”, seria impossível defini-lo ou descrevê-lo em Sua plenitude. Por isso, procuramos apenas descrever alguns atributos, bem como algumas de suas atividades que foram registradas nas Sagradas Escrituras, tanto no AT como no NT, sem esquecer-nos, no entanto, de que a atuação deste supremo Ser, não se limita às experiências que foram registradas nas páginas das Sagradas Escrituras; pois, Ele continua agindo, de maneira atuante e marcante, na vida dos pecadores, e, principalmente, dos servos de Deus, espalhados por todo o mundo.

Elaboração por Pb. Mickel de S. Porto

REFERÊNCIAS

·         STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
·         SILVA, Severino Pedro da A existência e a Pessoa do Espírito Santo CPAD.
·         PEARLMAN, Myer Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Vida.
·         HORTON, Stanley O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo. CPAD.
·         BÉRGSTEN, Eurico. Teologia Sistemática. CPAD.
·         IEAD em Pernambuco Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
·         http://www.portalebd.org.br/


Nenhum comentário: