22 de março de 2017

Uma Vida de Frutificação


Uma Vida de Frutificação

Texto Áureo = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (Jo 15.2)

Verdade Prática = O crente só terá uma vida frutífera se estiver ligado à Videira Verdadeira, Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - João 15.1- 16

INTRODUÇÃO

A videira verdadeira. No livro de João no capítulo 15, Jesus conforta seus discípulos dizendo: “Eu Sou a Videira verdadeira. . . permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (João 15: 1 e 4). O resumo é que Jesus é a videira e cada discípulo, cada seguidor, cada cristão é um ramo. Depois da última ceia, Jesus e os discípulos foram para o Monte das Oliveiras. Jesus tinha costume de se retirar e ir para este Monte para refazer as forças e também para ficar em íntima comunhão com o Pai. E durante o caminho Jesus usou a ilustração da videira. Ele disse: “Eu Sou a Videira”.

Em vez de escolher a palmeira ou o cedro, ou então o vigoroso carvalho, Jesus escolheu a videira. Talvez porque as outras árvores fossem majestosas por si próprias e conseguiam manter-se em pé sozinhas. Mas a videira não. Ela precisa de grades para se entrelaçar e assim seus galhos crescem em direção ao céu. Jesus em Sua humanidade, dependia do poder divino. Ele mesmo disse: “Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma” (João 5:30).

Os judeus consideravam a videira como a mais nobre das plantas, também a videira representava tudo quanto é poderoso e frutífero. Israel era representado por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Eles julgavam que estariam salvos enquanto estivessem ligados a Israel. Porém Jesus disse: “Eu sou a Videira verdadeira, e Meu Pai é o Lavrador” (João 15:1). Nos Montes da Palestina Deus plantou a Videira que é Jesus. Muitas pessoas foram atraídas a Jesus e reconheceram nEle a origem divina. Porém, para os guias religiosos da época, Jesus parecia uma raiz em terra seca. Não deram importância a Jesus. Humilharam, esmagaram e pisaram a Videira.

A figura da videira é um símbolo perfeito. Quando Jesus disse: “Eu Sou a Videira e vocês são os ramos”, Ele quis dizer que a ligação dos ramos com a videira, representa a relação que devemos ter com os Céus, na pessoa de Jesus. Quando estamos ligados à Videira, recebemos forças como que um renovo, que é enxertado na videira viva, e fibra por fibra, veia por veia, imerge no tronco. A vida da videira torna-se a vida do ramo. Assim a alma morta em ofensas e pecados recebe vida, diante da ligação com Jesus. E é pela fé em nosso Salvador pessoal, que é formada esta união. E é maravilhoso estar ligado a Jesus, nosso Salvador pessoal e dEle recebermos forças para viver o dia a dia. Porém, o próprio Jesus disse: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós: como o ramo de si mesmo, não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (João 15:4).

I – A VIDEIRA E SEU RAMOS

A PARABOLA DA VINHA. . “O objetivo da vida cristã é a frutificação, a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que Se possa reproduzir em outros.”

Separado da videira o ramo não pode sobreviver. A raiz é Jesus. A raiz por meio dos galhos, envia a nutrição aos ramos mais afastados. Dessa mesma maneira Jesus comunica a todas as pessoas que estão ligadas a Ele, a corrente do vigor espiritual. Como o ramo é nutrido pela seiva da videira, quase que sem cessar, assim deve o cristão se apegar à Videira verdadeira, e dEla receber força e poder para vencer o mal.

Outro aspecto muito importante da parábola da videira é o dar frutos. O resultado natural quando um ramo permanece ligado à videira é dar frutos. Dar frutos significa que a mensagem da salvação não deve ficar limitada somente a nós. Quando a videira dá frutos esses frutos servem para alimentar e consequentemente são úteis para as pessoas. Assim é o cristão que dá frutos. Sua vida quando ligada à Videira verdadeira que é Jesus, será uma fonte inesgotável do amor, pronta para ajudar a todos que necessitem de uma palavra de ânimo.

O mais importante de tudo isso é reconhecer Jesus como nosso Salvador pessoal. Se deixarmos de reconhecer a Jesus como nosso Salvador, mesmo que pretendamos ser cristãos, jamais poderemos produzir bons frutos. Devemos participar da natureza de Jesus, com o poder que Ele nos dá de vencermos as tentações que enfrentamos. Devemos deixar que Jesus opere em nós o Seu querer e efetuar.

Se deixarmos de participar da natureza de Jesus, não produziremos frutos. Se não produzirmos frutos, finalmente nos desligaremos de Jesus. Se por outro lado permanecermos em Jesus seremos ramos vivos e produtivos. E a união que teremos com Jesus, que é o resultado de uma contínua comunhão, nos tornará livres. E a liberdade derivada desta união nos trará a paz de que necessitamos.

 Esta união com Jesus é resultado do estudo diário da Bíblia e de uma vida de fervorosa oração. Gostaria você de ser o ramo que vem da Videira verdadeira? Gostaria você de ser um ramo produtivo? Nada trará mais paz e liberdade do que estar do ligado a Jesus.

CONDIÇÃO PARA SER PRODUTIVO.

A produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (15:2). Que fruto espera-se que o ramo cristão produza? Primeiramente, justiça. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha em Isaías 5 (veja Romanos 6:22; Hebreus 12:11; Filipenses 1:11; Efésios 5:9; e Gálatas 5:22-23). O fruto inclui também boas obras (Colossenses 1:10), partilhar as posses com os irmãos necessitados (Romanos 15:28), louvar a Deus (Hebreus 13:15) e ganhar almas (Provérbios 11:30; João 4:36; Romanos 1:13). Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido (15:2), em grande quantidade (15:8), e continuamente (15:16).

Quando Jesus encontrou a nação judia cheia de folhas mas com pouco fruto (figos), ele amaldiçoou-a e ela secou como aconteceu com a figueira (Marcos 11:12-20). Quando Jesus nos encontrar cheios de exibição e curtos de realização, nós também seremos amaldiçoados e queimados (15:2,6). Esta passagem refuta a doutrina da impossibilidade de apostasia desde que ela indica claramente que aqueles ramos que não produzem fruto ou que não permanecem na videira serão destruídos. Por outro lado, aqueles ramos que produzem fruto: Î Glorificam seu Pai (15:8) que é a meta final da vida cristã (1 Coríntios 6:20; 10:31; Efésios 1:12, 14; 3:21; Filipenses 1:11). Ï Provam ser discípulos de Jesus (15:8). O discipulado não é uma condição estática, imutável, mas um crescente modo de vida. Tornamo-nos discípulos de Jesus mais e mais conforme reproduzimos seu caráter justo em nossa vida. Ð Cumprem o mandado de Deus, o verdadeiro propósito pelo qual ele os escolheu (15:16). Ñ Recebem tudo o que pedem em nome de Jesus (15:16).

Dois elementos permitem a máxima produção de fruto. "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda" (15:2). Para que mais uvas cresçam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inúteis e tudo o que poderia desviar a força vital da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam nossa força e nos impedem de dedicarmo-nos à produtividade. Precisamos de uma boa capina e poda. A outra coisa exigida para produção de fruto é permanecer na videira (15:4). Sem a ligação vital com a videira, o próprio ramo murcha e morre. Isto leva à segunda responsabilidade principal desta passagem.

A PODA

Jesus disse aos seus discípulos: “ ... todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15.2). O Vinhateiro poda todos os ramos produtivos, assim eles irão produzir muito fruto. O Pai remove os pecados e as coisas supérfluas que limitam a nossa maior frutificação. Uma das melhores maneiras de nos limpar é permitir que sofrimentos e problemas entrem na nossa vida. Isso às vezes dói e ficamos pensando se ele sabe o que está fazendo. Pode parecer que você é o único ramo que está sendo podado enquanto outros ramos têm mais necessidade. Mas o Vinhateiro sabe o que está fazendo.

Durante qualquer época de poda, nós podemos ter certeza de que Deus se preocupa conosco e nos quer produzindo muitos frutos. Ele quer nos livrar dos brotos que drenam nossa vida e energia. Ele continua com seus cuidados ao longo da nossa vida para nos manter espiritualmente sadios e produtivos. A poda pode ser dolorosa, mas o resultado - a santidade - bem vale o processo: “... eles [nossos pais terrenos] nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb 12.10).

 

 

II – FUNDAMENTO DA FRUTFICAÇÃO

FIRMADOS NO AMOR DE CRISTO.

Quando o Senhor Jesus começa a explicar sobre frutificação ele usa uma escala progressiva: v.2a – nenhum fruto; v.2b – fruto; v.2c – mais fruto; vv.5, 8 – muito fruto. Isso indica que o verdadeiro seguidor de Jesus é alguém que cresce espiritualmente produzindo cada vez mais frutos espirituais. A vida cristã autentica está em constante desenvolvimento e crescimento espiritual – Fp 2.12; 2Pe 1.3-11; 3.18.

O Senhor Jesus usa a palavra fruto para falar do resultado do amadurecimento da vida cristã. Um fruto é o resultado natural de um organismo vivo. A igreja de Deus é um organismo vivo e dinâmico, pois se trata do corpo de Cristo – Rm 7.4; 1Co 12.27; Ef 4.12.

O fruto de que trata Jesus é de natureza espiritual, mas pode ser visualizado muitas vezes. A Bíblia fala de vários tipos de fruto espiritual: Os frutos do arrependimento – Mt 3.8-10; o fruto de levar pessoas a Cristo – Rm 1.13; o fruto do Espírito – Gl 5.22, 23; o fruto do louvor – Hb 13.15; o fruto da oferta missionária – Fp 4.17. O fruto, aqui, envolve o caráter e o serviço a Deus, tudo como resultado da nossa comunhão com Ele! O processo de frutificação eficaz é simples e está em permanecer em Cristo (no amor de Deus) (vv.3, 4, 8-10), depender totalmente de Jesus (vv.5, 6), orar continuamente (v.7), e viver contente (alegria completa) (v.11).

Permanecer em Cristo – no amor de Deus.

O termo grego traduzido por “Estai em” na ACF e “Permanecei” na ARA aparece onze vezes nesses onze versículos e significa manter, continuar, progredir, fazer parte, criar raízes, preservar, alimentar. Tudo isso em relação a nossa comunhão com Jesus que começou no dia da nossa conversão – João 15.16; 2Co 5.17-19.

Permanecer em Cristo inclui a oração – Ef 6.18; 1Ts 5.17, 18; Jd 20; obediência à Palavra – vv.9, 10; Jo 14.15; 1Pe 1.22-25; 1Jo 2.3-6; e confissão de pecados – 1Jo 1.4-2.2.

O fruto ou evidência de estar em Cristo é a continuidade no serviço a Cristo e no seu ensino – Jo 8.31; Cl 1.23; 1Jo 2.24.

CHEIOS DO ESPIRITO E DE AMOR

UM CORAÇÃO CHEIO DO AMOR DE DEUS CONHECE A DEUS. Conhece a Deus na sua intimidade e ouve os segredos de Deus (Sl 25.14). Quem conhece a Deus ama. Ninguém consegue amar o outro se Deus não plantar esse amor nele, “o amor vem de Deus”, esse amor plantado em mim transbordará, e amarei o outro apesar de ele ser fingido, hipócrita, dissimulado, falso, e apesar de eu ser quem sou. Porque esse amor de Deus me leva a perdoar v. 10 “mas foi Ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio Dele, os nossos pecados fossem perdoados.”

Primeiro Deus me perdoou, para que eu pudesse me aproximar Dele. Somente assim eu posso me aproximar de Deus, recebendo Dele o perdão. Assim, aprendo que para o outro aproximar de mim, após ele ter me feito algum mal, eu preciso perdoá-lo antes no meu coração e externá-lo. Essa aproximação é algo de ligação, junção, união, dois em um - “Som dois em um” -. Porque é assim que Deus faz. Preste atenção no que diz a Bíblia vv. 11,12 - Deus faz assim e nos convida a fazer o mesmo...”Então nós devemos nos amar uns aos outros...” isso é viver unidos... Paulo escrevendo aos Efésios 4.2.2-3 disse: “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.”

Quem conhece a Deus vive unido com Ele e faz tudo o que Ele manda I Pe 4.2, a vontade de Deus é o que tem valor para uma vida cheia do amor Dele. Vontade é desejo; é desígnio; é propósito; é capricho. Então por desejar viver unido com Deus eu vou ceder aos caprichos de Deus, somente assim eu vou me tornar um em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Unido com Deus em Cristo deixo para trás as paixões que antes vivia – vamos ver que paixões são essas em I Pe 4.3.

Unido em Deus por Cristo isto quer dizer que houve na sua vida uma transformação, isto é, houve uma virada em sua vida, essa transformação o leva a deixar de ser quem era, e obviamente, passa a ser uma nova pessoa II Co 5.17. Essa nova pessoa é revestida de Cristo, é embaixadora de Cristo, representante de Cristo aqui na terra. E esse representante é o reflexo de Cristo.

Portanto, TOME CUIDADO com suas palavras em Ef. 5.4 Paulo diz: “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus”. Veja mais no verso 5. “Jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é uma idolatria.) Em PV 16.23 diz: “O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais.”

Tome cuidado com as suas atitudes, veja o que você anda fazendo por aí, quando estiver longe dos santos. Lembre quem é que habita em você v. 13.

As atitudes falam mais que palavras, volto a frizar 1 Pe 3.1-2.

Tome cuidado com os seus relacionamentos (Diga-me com tu andas e eu direi quem tu és), mas os bons preservem-os, ame as pessoas. Relacionamento é renúncia, é abdicar de si mesmo pelo outro, é pensar em pró do outro. No Reino de Cristo o meu estilo de vida não é o meu umbigo, mas o umbigo do outro. Abro mão de mim, dos meus desejos para satisfazer ao outro. Não é geralmente o que fazem os pais? É isso que Deus faz conosco.

 

III- CHAMADOS PRA FRUTICAR

Fomos chamados para frutificar, "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (João 15.16).

A igreja exerce um papel profético. Embora enfrente crises e obstáculos, tem a grandiosa promessa de Jesus: “Eis que estou convosco”. Seu grande desafio é permanecer firmada em Jesus, a fim de dar fruto (Jo 15.5).

Para que os planos e estratégias da Igreja sejam bem-sucedidos, cada crente precisa entender que não foi chamado para viver dentro das quatro paredes do templo. Ele precisa ser o sal da terra e a luz do mundo, pregar contra o pecado e ter uma vida frutífera, Mt 5.13 e 14. Este é nosso tema de hoje.

1. CHAMADOS PARA FRUTIFICAR: Na alegoria de João 15.1-27, Jesus se apresenta como sendo a “videira verdadeira”. Seus discípulos são os ramos e só frutificam se estiverem ligados a Ele, fonte verdadeira de vida. Nesse processo divino, todo ramo que não dá fruto é cortado e lançado fora; e todo aquele que dá fruto requer um cuidado especial, para que frutifique ainda mais (v.2).

A vida de frutificação pregada por Jesus precisa ser vista como base de crescimento e maturidade da Igreja. Deus não está interessado em salvar o pecador simplesmente para usufruir de suas bênçãos. Ele requer de cada cristão uma vida frutífera.

a) O chamado é para todos. Não são apenas alguns que precisam santificar suas vidas, orar, pregar a Palavra, etc. Todos os salvos têm os mesmos compromissos diante de Deus. Quando o Senhor voltar para buscar sua Igreja, pedirá contas a todos (2 Co 5.10).

b) O compromisso é pessoal (Jo 15.4). Jesus atribui a cada cristão a missão de trabalhar pelo crescimento da igreja. Essa individualidade implica compromisso pessoal e envolvimento diário por parte de cada um de nós, como um corpo bem ajustado (1 Co 12.12).

2. TRABALHANDO OS TALENTOS: Deus jamais exigiria de um cristão uma vida de frutificação sem antes prover os recursos necessários para o trabalho. Se não fosse assim, poderíamos nos escusar quando o Senhor viesse para ajustar as contas com sua igreja. A parábola dos talentos, narrada em Mt 25.14-30, ilustra esta verdade. A história diz que certo homem se ausentou de sua terra e entregou seus bens a seus servos, para serem trabalhados com disposição, seriedade e coragem. O que nos ensina esta passagem?

a) Talento gera talento. O homem que recebera cinco talentos ganhou com eles outros cinco; o que tinha dois granjeou outros dois (w. 20 e 22). A diligência levou à multiplicação. Então, se talento gera talento, pode-se dizer que ovelha gera ovelha. Para tanto, cada crente precisa colocar suas aptidões cristãs a serviço do Reino de Deus.

É maravilhoso saber que quando usamos nossos talentos e dons na obra de Deus, a Igreja é favorecida e abençoada.

b) frutificar requer esforço e trabalho. Os servos se esforçaram para que os talentos se multiplicassem. Trabalharam com seriedade, porque sabiam que seu senhor haveria de voltar a qualquer momento e pediria contas dos bens. Aquele que recebeu um talento nada fez para que o valor recebido fosse multiplicado; sequer o entregou aos banqueiros (v.27). Na vida espiritual também é assim. Nada acontece sem que haja esforço, empenho, disposição e amor. O Senhor disse a Josué: "Esforça-te, e tem bom ânimo…" (Js 1.9).

O AMOR, FRUTO DO ESPIRITO, EM NOSSA VIDA NOS CONDUZ.

1 - A importância dos "frutos do Espírito" na vida de um Cristão pode ser vista comparando-os aos "dons do Espírito". Ambos são produzidos por Deus, contudo está claro que os "frutos do Espírito" são muito mais importantes, como prova da verdadeira espiritualidade. Onde passamos a ter mais comunhão com Deus, através da oração, jejum e da leitura da Palavra de Deus.

2 - Amor (um Fruto do Espírito) é claramente visto como superior aos "dons do Espírito". (I Coríntios 12:31-13:13). Os "dons do Espírito" devem ser regulados pelo amor, ou eles não atingirão a sua finalidade determinada, que é edificar o povo de Deus.    Não deve ser interpretado que estamos desprezando os dons espirituais. Eles têm um propósito determinado por Deus. O ponto a ser lembrado é que os " frutos do Espírito" revelam nossa relação com Deus e formam nosso caráter Cristão. Sem a produção do Espírito de Cristo em nós pela submissão a Deus, tudo o demais tornar-se-ia em vão e nosso testemunho seria inútil.

3. Se a Palavra estiver em nós. ” Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito .” ( João 15:7 )O verbo estar é usado varias vezes nesta curta passagem.  Jesus escolheu esse termo para expressar o tipo de relacionamento que deseja que tenhamos com ele.  Devemos estar em Cristo. Estar em seu amor.  Se agirmos desse modo, Ele estara em nós, suas palavras estarão em nós e nossa vida será produtiva. O que significa então estar em Jesus?  Significa andar com Ele, permanecer junto d’Ele e constantemente ligadas a Ele, como ramo permanece na videira.  E por isso que produz fruto.  Quando é , porem, removido da videira, ele morre.  Jesus diz que se permanecermos n’Ele, passarmos tempo com Ele, aprendermos mais sobre Ele, formos sinceros com Ele, admitirmos nossos pecados para Ele, produziremos mais frutos.

Jesus quer que conheçamos sua palavra e permitamos que ela se torne parte de nós. Isso significa que precisamos ler a Bíblia.  Devemos conhece-la tão bem que ela se torne nosso guia, uma fonte de renovação e conhecimento da vontade de Deus.  Devemos deixar que ela nos ajude a melhor compreender quem Deus é e quem somos nele. Deus diz que se estivermos n’Ele e deixarmos que suas palavras estejam em nos, podemos pedir o que quisermos e ele responderá.  Não quer dizer que sempre obteremos o que desejamos mas que, em vista de estarmos tão ligados a Cristo, teremos sua mente e aprenderemos como orar pelo que Ele quer e aceitar o que Ele quer para nossa vida.  Quando agimos desse modo fazemos sua vontade e vemos respostas a nossas orações.

4. A ter um relacionamento conjugal frutífero. A Bíblia diz que a fé opera pelo amor (Gl 5.6). O amor nos faz enxergar o que a pessoa ainda não é – o que ela se tornará como fruto de todo investimento de amor feito. Foi exatamente isto que Jesus fez por nós e este é o padrão que devemos repetir. Por conta deste inquestionável princípio bíblico, concordo com o que Charles Stanley disse: “Quando um homem ama sua esposa corretamente ela se torna mais do que ele sonhou e muito além do que ele merece.” QUANDO COMPREENDEMOS O AMOR DE DEUS PARA CONOSCO, APRENDEREMOS A AMAR NOSSO CÔNJUGE, TAL QUAL DEUS NOS AMOU E NOS AMA, MESMO MEDIANTE NOSSA IMPERFEIÇÃO.

5. Cumprindo a Lei. No capítulo 13 de Romanos Paulo encoraja o povo de Deus a andar perante outros tal como aqueles que no passado andaram pela fé, como todos aqueles que se amam uns aos outros pela fé “fé que opera pelo amor” Gálatas 5:6. Paulo esforça os crentes a necessidade de se submeterem-se aos que têm poder sobre eles, sabendo que é Deus que os coloca neste mundo afim de os fazer bem pois estes poderes são os “ ministro de Deus para teu bem” diz Paulo pela autoria do Senhor. Quais são estes poderes? Bem são os governos que governam o povo com as suas leis “Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.” Sabendo que é Deus que os ergue e que um dia Deus irá os derrubar mas até esse dia “dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto;” da mesma forma guardar temor, a quem temor é reservado a quem honra, honra.” Não fazendo algo de mal ao próximo mas sim bem pois em o fazer demonstra amor “porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”. Para que toda a alma “esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” Note caro leitor que Paulo não comanda o povo de Deus de volta para a lei para que esta os governe mas sim para que eles andem pela fé que opera amor e ao fazer isto a lei é cumprida. “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”

CONCLUSÃO.

Portanto, para que haja fruto em nossa vida cristã é necessário que permaneçamos em Cristo (no amor de Deus) (vv.3, 4, 8-10), dependamos totalmente Dele (vv.5, 6), oraremos continuamente (v.7), e vivamos contente com o que Deus tem nos dado e nos ajudado a alcançar em nossa vida pessoal e na sua obra (v.11).

 

 

Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Bibliografia








 

Nenhum comentário: