14 de maio de 2014

O MINISTÉRIO DE PROFETA



O MINISTÉRIO DE PROFETA

TEXTO ÁUREO = E a uns pós Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1 Co 12.28).

VERDADE PRÁTICA = O ministério de profeta é fundamental  para a igreja de Cristo nos dias atuais.

LEITURA BIBLICA = I CORINTIOS 12: 27-29 = EFÉSIOS 4: 11-13

O QUE É PROFETA?

1.1- Conceito - É aquele que transmite a mensagem de Deus, inspirado pelo Espírito de Deus. O termo Profeta no hebraico significa (Nabi, Dt. 18:18),( pastores – raáh ) (Vidente – ro´eh, I Sm. 9:9) - pessoa com capacidade de perceber as coisas do ponto de vista de Deus ;(Sentinelas – Tsaphá) (Homem de Deus) – homem que pertencia primeiramente a Deus e totalmente dedicado á sua causa, no Grego (Prophetes) : uma pessoa chamada ou nomeada para proclamar a palavra de Deus.

1.2- Funções dos Profetas - Os profetas de Israel foram chamados individualmente e ungidos por Deus para o serviço de emergência, em contraste com o serviço regular dos sacerdotes, anciãos e reis. As funções são classificadas em:

Porta - voz especial de Deus – O termo “profeta” (Heb., nab; gr. Prophetes) significa “falar por” ou representar. Sua tarefa mais importante em agir como embaixadores ou mensageiros divinos, anunciando a vontade de Deus para o seu povo, especialmente em tempo de crise.

Vidente - A credencial de um profeta verdadeiro de Deus era a habilidade infalível de penetrar no futuro e revela-lo (Dt. 18:21,22). Essa habilidade autenticava sua mensagem como sendo divina, porquanto somente Deus conhece o futuro. 

Professor da lei e da justiça – Apesar de sacerdotes e levitas serem normalmente os professores de Israel, os profetas também receberam essa função quando o sacerdócio degenerou (Lv. 10:11; Dt. 33:10; Ez. 22:26). Quando ensinavam, o contexto era geralmente de julgamento (Is.6:8-10; 28:9,10).

1.3- Profecia -É revelação inspirada, sobrenatural e única do conhecimento e da vontade de Deus. A profecia bíblica tem dois objetivos básicos:  Manifestar os fatos concernentes a Deus e as suas relações com a humanidade. (Is. 49:6; Sl. 3:8).
 
Declarar os seus decretos em momentos de crise espiritual, visando preservar as alianças e concertos estabelecidos entre o Eterno e o seu povo. (Gn. 49:18; I Cr. 16:23)

1.4- No Antigo Testamento – O profeta era uma pessoa sob a inspiração do Espírito Santo. Porta voz oficial da divindade, sua missão era preservar o conhecimento divino e manifestar a vontade do único e verdadeiro Deus. Era a pessoa devidamente vocacionada e autorizada por Deus para transmitir a mensagem divina (Ez. 2:1-10). O profeta Elias por exemplo teve um confronto diante os profetas de baal no monte Carmelo (I Rs 18:19).

1.5- Classes de profetas – Os profetas de Israel remontam aos antepassados Abraão, Moisés e Samuel, que foram denominados “profetas” ( Gn 20:7; Dt. 18:15; I Sm 3:20).

Eles podem ser divididos em dois: Profetas da “palavra” e Profetas da “Escrita”.

Profetas da palavra- Aqueles que transmitiam a mensagem verbalmente. Exemplos: Elias, Natã,Azarias.

Profetas da Escrita – Quase todos os profetas da escrita escreveram depois de terem sido profetas da palavra. Exemplos: Isaias, Zacarias, Amós, Jonas Oséias e outros.

1.6- “Profetizar”- é muito mais que predizer eventos futuros. Na verdade a primeira preocupação do profeta é falar a Palavra de Deus para as pessoas do seu tempo, convocando – os á fidelidade do concerto.

1.7- No Novo Testamento – Nesta atual dispensação, o Dom profético tem como função: corrigir, consolar e exortar o povo de Deus; jamais modificar artigos de fé, alterar doutrinas ou trazer novas revelações (I Cor 14:15-40; Ap. 22:18-19). Os que hoje são usados pelo Espirito Santo com o dom profético não mais possuem a autoridade e as prerrogativas dos mensageiros divinos dos tempos bíblicos.

II – ADVERTÊNCIAS SOBRE OS FALSOS PROFETAS

Diz o apóstolo João: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo” (I Jo 4:1-3).

Significa que não devemos crer em tudo o que ouvimos, somente porque diz ser uma mensagem de Deus. Existem  muitas formas para testar os ensinadores e discirnir se sua mensagem é verdadeiramente do Senhor. Uma delas é conferir se suas palavras estão de acordo com o que Deus diz na Bíblia. Outros testes incluem seu comprometimento com o corpo de Cristo (I Jo 2:19), seu estilo de vida (I Jo 3:23,24), e o fruto do seu ministério (I Jo 4:6).

Os falsos profetas ensinam conceitos hereticos no que se diz respeito a nossa salvação. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mt.24:24) Nosso mundo está cheio de vozes reivindicando falar por parte de Deus. Portanto é importante observar os seus frutos. Aplique estes testes para verificar se estão realmente falando a verdade de Deus. “Tem se levantado no mundo”

No mundo onde vivemos podemos, observar muitas igrejas se levantando para profetizar o nome de Jesus. O falso profeta está especialmente sujeito aos estados frenéticos da mente, o que faz que ele profetize, embora o conteúdo de tal atividade não seja claramente explicado ( I Rs 22:10).

III – CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS PROFETAS

3.1 -Tem uma mensagem falsa – A atitude do falso profeta é condenada nas escrituras, porque ele fala uma palavra não autêntica: “Profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dizem aos que só profetizam o que vê o seu coração: ouvi a palavra do Senhor”. (...) Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram (Ez 13:2, 3).

3.2 -Trazem ensinos distorcidos – Seus ensinamentos são contrários ao ensinamento da palavra de Deus. ( Dt.18:20; Is.9:15; Jer. 14:13; Ez.13:3, Mt. 7:15); II Pe 2:1; I Jo:1)

IV – OS PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO E OS FALSOS PROFETAS

4.1 - Os profetas descritos no Novo Testamento eram homens que falaram por impulso imediato do Espírito de Deus pela inspiração. Não eram, essencialmente, homens que prediziam o futuro, embora isso também ocasionalmente ocorresse “ E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;”(At, 21:10). Também eram mestres inspirados. Não dependiam do corpo de mestres reconhecido, exclusivamente. Mas podemos supor que suas profecias concordavam, de modo geral, com os ensinamentos cristãos revelados e escritos, pois, do contrário, suas profecias seriam refutadas falsas. (Lc. 6:26; II Pe 2:1).

4.2 - “... muitos falsos profetas...” O movimento gnóstico era uma real ameaça á igreja cristã na Ásia Menor, e conseguia convertidos á sua causa dentro do próprio cristianismo. O conhecimento gnóstico era mediado: mágica, mística e cerimonialmente, e em nada glorificava a Cristo. Por conseguinte, era um reconhecimento espúrio. O verdadeiro conhecimento consiste de reconhecermos o Senhor Jesus Cristo como salvador, entregando-lhe a alma,

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encoberta mente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”(II Pe. 2:1-3). Podemos observar a atuação dos falsos profetas no período presente desde o dia de pentecostes (Mt 7:15; 24:11,24; Mc. 13:22, At. 13:6; I Jo 4:1).

4.3 - “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos”(Mt. 24:4-5). Neste texto os discípulos de Jesus perguntaram quais os sinais da sua volta e o final desta era, porém Jesus lhes disse: “acautelai-vos que ninguém vos engane.”A única maneira segura de não ser enganado é manter o foco em Cristo e em suas palavras.

Hoje vivemos em uma sociedade onde os valores éticos estão distorcidos, através de religiões e teologias que falam de prosperidade e uma busca constante do materialismo. No final do tempos surgirão muitos falsos profetas buscando partidarismo religioso com o aparecimento da besta no período da escatologia (Ap.16:13; 19:20; 20:10).

CONCLUSÃO

Neste estudo podemos concluir que os falsos profetas eram realidades diante da igreja, hoje ainda encontramos muitos falsos profetas.“Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”(Dt.18:22). Sabemos que a finalidade desses falsos profetas é de distorcer, enganar e imitar a mensagem de Deus no ministério profético. João nos mostra a importância de discernimento para reconhecermos o que é falso.“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro” (I Jo 4:6).

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

BIBLIOGRAFIA

= ALMEIDA, João Ferreira de, 1995- Bíblia de Estudo Pentecostal, Ed. Revista e Corrigida. CPAD.
= STANLEY,M. Horton. Conheça melhor o Antigo Testamento, Ed. Vida,2007.
= STANLEY,M. Horton. 1996, Teologia Sistemática. Rio de Janeiro, CPAD, 1996.
= R. N. CHAMPLIN, Ph.D, O Novo Testamento Interpretado-Versículo por versículo. Ed. Hagnos, 2002.


Nenhum comentário: