24 de maio de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS



EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Texto Áureo: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. (Pv 22.6)
Verdade Prática: A educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais com o apoio e assistência da igreja.
Meditação: “Se, em primeiro lugar, a fé cristã não for ensinada e vivenciada no lar; certamente será impossível aos nossos filhos peregrinarem pelo caminho da retidão. A Educação Cristã é responsabilidade dada por Deus aos pais”.(INTERAÇÃO – LBD CPAD)

Vivemos em uma sociedade que os valores morais e éticos estão sendo colocados “de lado”, ou seja, aquilo que até pouco tempo tinha valor/importância tornou-se relativo, faz lembrar-nos da época dos juízes, quando a bíblia informa: “... cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”. Juízes 21:25. Se pra esta sociedade, temas tais como FAMILIA, CASAMENTO, FIDELIDADE, etc. foram abandonados, quanto mais sobre educação, principalmente no que diz respeito á educação nos termos bíblicos e Divinos.
É bem verdade que na questão família, cada uma possui uma peculiaridade em sua formação, conduta e vivência, portanto penso que não existe uma “receita de bolo” previamente definida até mesmo porque de uma sociedade pra outra muitas vezes existe uma abissal diferença entre si.

Mas a grande questão é e sempre foi o “jogo de empurra” das responsabilidades pelas partes formadoras e condutoras de tais famílias, principalmente quando estas famílias são aquelas denominadas cristãs, que se gloriam de manejar a Santa e Bendita Palavra do Senhor e também usam o Santíssimo nome do Senhor Jesus Cristo.

Quando olhamos para a Palavra de Deus, desde o Antigo Testamento, o Senhor já havia ordenado ao Seu povo que os pais dessem prioridade a educação de seus filhos, logicamente que para conclusão desta sublime tarefa, os pais teriam antes de alguma outra coisa ter a comunhão, amor e reverência devida ao Grande Deus, para que também através do testemunho pessoal pudesse levar seu filho ao conhecimento do Eterno Deus, ou seja, memorias deveriam ser erigidos; sacrifícios de louvor, arrependimento, entre outros, levados ao conhecimento da criança (podemos exemplificar aqui a atitude de reverência de Isaque junto ao seu pai Abraão, somente um filho que conhecia também o Deus de seu pai, poderia doar-se de tal maneira) e assim sucessivamente, depois teriam o compromisso de ensinar-lhes as outras fases da vida.

Em o Novo Testamento não foi diferente, o próprio Senhor Jesus, Timóteo e outros são exemplos de pessoas criadas em famílias que tinham compromisso com a ordenança Divina.
Já em nossos dias a Igreja, os obreiros, os professores, e cada servo(a) do Senhor Jesus também têm grande influência e grande oportunidade de contribuírem para esta formação de caráter na vida dos pequeninos que o Senhor permite chegar diante de cada um de nós, sendo que a responsabilidade quase total é dos pais, através de sua exemplificação e amor que já é uma dádiva vinda de Deus, pois, nossos filhos são herança do Senhor (Sl 127.3), então não pode haver negligência nesta questão. (Ef 6. 1-4 / Pv 22.6).Cientes disso, sabendo que cada um de nós têm limitações físicas, temporais, financeiras, emocionais, etc.; mas isso não nos isenta desta sublime tarefa. 

Então a raiz do problema encontra-se justamente neste interim, pois muitos pais tentam transferir esta função talvez para os avós, para os obreiros, para a igreja, para os professores e até mesmo para o Estado (que muitas vezes de forma camuflada ou não, torna-se um grande inimigo do Verdadeiro Cristianismo).

Como ensinar sobre Deus se não há comunhão com Ele ? Pois somente o Espírito Santo do Senhor é quem revela a Sua Palavra de forma compreensiva pra todos.
Como ensinar de atitudes de firmeza, de graça, de caráter, de prudência, de amor, de responsabilidades, de compromisso, de verdade, de temor e reverência etc. se, a falha maior muitas vezes está em nós ?!

A resposta de tudo isto é que devemos chegar mais perto de Jesus, conhecer mais da Sua Palavra, ter comunhão com Ele, andar, viver, falar e ouvir as orientações do Espírito Santo, pois somente assim vamos vencer este mundo que jaz no maligno.
Minha alegria maior é que Deus se revela para quem O busca.

Devo lembrar os irmãos, que no Egito quando vieram as pragas as casas do povo de Deus (os obedientes) estavam  seguras e assim será também a nossa casa/família. Jesus é quem nos guarda e nos ajuda na criação de nossos filhos.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. Salmos 1:1-6”

“ Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.Salmos 128:1-6”

Que Deus vos abençoe

Pb. Thiago Rodrigues Teixeira.

Nenhum comentário: