26 de julho de 2012

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ


 AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ

TEXTO ÁUREO “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas (1 Tm 5.3)”

VERDADE PRÁTICA: Apesar da dor e das dificuldades próprias da viuvez, esperar e orar são atitudes que honram ao Senhor.

Viuvez: Estado social e psicológico de um cônjuge quando da morte do outro.

A Bíblia apresenta a viúva como uma pessoa necessitada de proteção e sustento além de que requer que seja esta pessoa honrada e respeitada. Segundo a lei de Moisés o cuidado para com a viúva era considerado uma responsabilidade dos parentes e era dever peculiar do filho mais velho (primogênito). Sobre casar-se outra vez, se não tivesse filhos, esperava-se que ela se casasse com o irmão ou um parente próximo do seu falecido marido. Outrossim, se alguém prejudicasse uma viúva ou um órfão, essa pessoa em aflição poderia clamar ao SENHOR e ELE enviaria rápida vingança.

Já na época do novo testamento a igreja passou a ter um papel importante neste importante aspecto, começando justamente na instituição do diaconato quando houve murmuração entre irmãos gregos e hebreus. Mas o Apostolo Paulo também deu diretrizes á Timóteo para esta questão, mas que fosse alguns aspectos observados, tal como aquela pessoa/ mulher que realmente não tivesse filhos nem pudesse por si mesmo se sustentar, logicamente entendendo que posteriormente muitos erros viriam ocorrer á este respeito, tanto na sobre a questão que alguns (algumas) pessoas poderiam vir a ser uma árdua tarefa para os irmãos; ou até mesmo pelo abandono que também ocorre em muitas igrejas que não atentam para o que as Sagradas Escrituras ordenam no cuidado principalmente aos órfãos e as viúvas.

É certo que este tema é de suma importância para nossos dias, sem dizer também da delicadeza que teremos em tratar deste assunto no próximo domingo em nossas escolas bíblicas dominicais.

Quero apenas levantar uma questão, sem me aprofundar muito no assunto, pois somente posso indagar algo ou mesmo ensinar somente se as Escrituras assim o dizem, mas a dor que a viuvez venha causar, somente quem passou ou está passando é quem pode descrever literalmente, então procuro me resguardar sobre citar uma opinião talvez vazia ou agressiva ou até mesmo de um sentimento superficial que alguns que estão nos púlpitos com muita arrogância e prepotência tentam impor principalmente naquele velho “jargão”:....... Se fosse comigo eu faria assim...; Eu os comparo aos amigos de Jó; talvez até bem intencionados, mas não estejam sentindo na pele o que realmente a dor de tal situação está causando.

O nosso amado irmão comentarista citou exemplos bíblicos de pessoas que venceram esta dor porque ficou aos pés do Amado Deus! Consolador por excelência!
Então para resumir e concluir, minha vontade e oração para algum irmão ou irmã que está nesta penosa situação, é que o Grande Espírito Santo de Deus que conhece todas as coisas venha habitar mais fortemente em seu coração dando-lhe graça e força em nome do Senhor Jesus, pois a alegria da salvação e a Presença de Deus em nossas vidas é bem maior do que qualquer intempérie desta vida e que nada, nada mesmo nos separará do Amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada
Romanos 8:18

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:26-28

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:35-39
Amém!

PB. Thiago R. Teixeira
a.familiateixeira@gmail.com 

Nenhum comentário: