27 de setembro de 2011

Quando a Crise Mostra sua Face


Quando a Crise Mostra sua Face


Introdução


Neste trimestre, estudaremos sobre a vida de um grande líder, Neemias, levantado por Deus para restaurar os muros da cidade de Jerusalém. No livro em estudo revela-nos a ação poderosa da palavra do SENHOR, cumprindo em sua totalidade e exatidão. Veremos também a realidade de um povo fustigado por não cumprirem os mandamentos divinos.
 Temos muito que aprender com esse exemplo de fé e persistência, deste grande homem. Pois somente através de experiências como as do servo do SENHOR, Neemias, é que podemos fortalecer a nossa esperança.


Que este trimestre possa ser marcado por lindas e profundas bênçãos sobre as nossas vidas.


I - UMA NOVA HISTÓRIA SER CONSTRUIDA.


O livro histórico de Neemias, apresentado neste último trimestre, traz uma carga de grandes verdades que podem tranquilamente se enquadrarem a nossa realidade atual. Para muitos este livro trata de um pequeno espaço histórico do povo de Israel, contudo nos dias em que vivemos, temos muito que aprender com a história de reconstrução dos muros de Jerusalém. 
Ciente do grande desafio que estava por vir, este personagem bíblico, eleva um momento de oração e consagração a Deus. A resposta veio após o período proposto por Deus; “E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”( Ne 1.4). O caminho da vitória começa pela oração. Neemias quando soube o que havia acontecido em Jerusalém, clamou ao SENHOR esperando uma resposta positiva do rei ao seu favor. Que nestes dias o SENHOR possa levantar em nossa nação muitos homens com a mesma preocupação de Neemias, concernente a sua obra.


Mas para que essa obra fosse realizada foi necessário que Neemias saísse de dentro do palácio em direção a Jerusalém. Existem momentos em nossas vidas que Deus nos tira do lugar de conforto, e nos manda pra lugares que não queremos ir. Nos dias de Neemias existiam muitos outros Judeus dentro do império de Artaxerxes. Muitos com capacitações intelectuais, ricos, pessoas de ascensão social, mas Deus quis que um copeiro fizesse esta obra. Aquilo que nosso SENHOR nos determina vai além da compreensão humana. “Ah! Senhor esteja, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.” (Ne 1.11).


Moisés experimentou também um chamado de Deus. Estava dentro do palácio de faraó, teve que fugir para o deserto, e lá o SENHOR concretizou a sua obra. Precisou Moisés passar pelo crivo divino na “universidade do deserto,” para só depois servir habilmente a obra proposta. “E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Ex 3.9-12).


 É somente o poder imensurável de nosso SENHOR que pode fazer isso, tirar alguém de detrás de um pequeno grupo de ovelhas e torná-lo um grande líder espiritual. Para mostras ao grande império de faraó, que Deus pega um homem comum e transforma-o em um líder poderoso. A esse Deus seja dado todo o poder, honra e glória para sempre amém.
Deus tira o homem do lugar de conforto, para mostrar-lhe que esta no controle de tudo. Talvez seja hoje o tempo de você deixar de ser um simples “copeiro” do rei, e passar a ser um grande líder. Lembre-se o SENHOR sempre usa as coisas que não são para aniquilar  as que são (I Co 1.28,29).

II- CONSELHOS DIVINOS


Após o reino do Norte ser destruído pela Assíria no ano 722 a.C, neste caso as dez tribos de Israel, levou-os cativos para Mesopotâmia.  Algum tempo depois, Deus usa o profeta Isaías para repreender o rei Ezequias, no reino do Sul, sobre a visita dos embaixadores babilônicos;

E disse ele: Que foi que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar. Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR dos Exércitos: Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei de Babilônia. Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Disse mais: Pois haverá paz e verdade em meus dias.” (Is 39 5,8).


As profecias relacionadas ao reino do sul ocorreram rigorosamente, pois dependeram exclusivamente da vontade divina, “E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém” (Dn 9.12). A priori o aquele povo não aceitava  que a destruição do templo poderia vir a acontecer, ou simplesmente não aceitavam a idéia de serem derrubados os   muros da grande cidade de Jerusalém. Sabemos que a longanimidade e a bondade do SENHOR dura para sempre (Sl 136), e as misericórdias do SENHOR e a causa de não sermos destruído (Lm 3.22).


É possível que em toda história da humanidade nenhum povo possa ter suportado tantos infortúnio como o povo Judeu. Poderíamos esperar de um povo com tantas promessas lindas e maravilhosas, os maiores sucessos, que em parte ocorreram, mas vemos também que o homem quando sai da presença de Deus pode entrar por caminhos difíceis.
Dentre as muitas promessas feitas ao povo de Israel, elas sempre foram condicionais; “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvie, nem para direita nem para esquerda, para prudentemente te conduzas por onde quer que andares” (Js 1.7).  A ordenação divina consistia em guardar a lei e os estatutos proferidos por Moisés e nunca se desviar para direita ou esquerda. Não era uma decisão que apenas Josué deveria tomar, consistia em mandamento divino a todo o povo. Se o homem margear a vontade divida corre sempre o risco de ficar fora do plano de Deus. “Por isso se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda esta estendida” (Is 5.25).


A destruição de Jerusalém foi eminente e conforme a tudo quando Deus havia sido falado pela boca dos seus santos profetas (Jr 29.19). Observamos que as promessas sobre este povo foram muitas, contudo a desobediência  e a falta de firmeza nas ordenanças divinas fizeram deste povo escravo de outras nações.


III- UM CHAMADO ESPECIAL


O nome Neemias significa “Deus Consola”. Ele era filho de Hacalias e tinta um irmão por nome de Hanani (Ne 1.1; 7.2). O único conhecimento sobre este personagem bíblico se encontra no livro que trás o seu nome. Era copeiro do rei Persa Artaxerxes (465-424 a.C)  possuía uma posição de destaque dentro do reino, pois estava diretamente ligada a assistência ao monarca. Após a expedição de Esdras cerca de quatorze anos, Neemias recebe notícias sobre o estado de sua terra natal. A cidade se encontra abandonada e os seus muros destruídos.
“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;” 
(Ne 1.3-5). Como foi triste para aquele homem receber palavras desoladoras. O sofrimento de Neemias resultou no mover de Deus a favor de seu povo. Pois um coração quebrantado não rejeita o SENHOR (Sl 51.17).


Enquanto Neemias aguardava uma resposta de Deus ao seu favor, aguardou em oração o momento certo. É um exemplo para nós, por conseguinte a vontade divina estava acima de tudo. Orar e esperar momento de Deus, deve fazer parte do nosso ministério cristão. Diante dos grandes ou pequenos problemas, a nossa fé deve estar abaliza na vontade divina. Somente assim o crente consegue superar as barreiras, e ter vitórias pelo nome santo e poderoso nome de Jesus. 

Angustiado pelo estado de Jerusalém, Neemias intercede pelo povo que restava. A intercessão e uma ferramenta muito importante para os verdadeiros adoradores. Para aqueles que buscam uma resposta divina, o melhor caminho é sem dúvida a intercessão. Neemias sabia que prontamente poderia ser ouvido pelo SENHOR, mas nem sempre é fácil reconhecer os nossos erros, e ainda mais se humilhar pelos erros de outros. A necessidade de um socorro divino levou este homem a orar pelos pecados cometidos por muito tempo; “e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado” (Ne 1.6b). Devemos ter esta certeza, que  pecado não envelhece e não tem prazo de validade.


IV- A VITÓRIA ALCANÇADA


“Sucedeu, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante do rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
 
E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo”. 
(Ne 2.1-6).


A aprovação do rei ao pedido do copeiro foi uma resposta a oração do servo do SENHOR (vers.4). Aquele era o momento da vitória, a porta que foi aberta para Neemias. Diante da oportunidade concedida pelo rei, não havia tempo para se preparar ou mudar de roupa ou esperar outro dia, deveria ser ali naquele momento. Quando o homem está na vontade divina às portas abrem-se, nos momento em que nós não imaginamos. Muitos perdem as bênçãos do SENHOR por não estar atento aquilo o que está acontecendo ao seu redor. Ficar atento aos sinais enviados pelo SENHOR, pode fazer com que o homem de Deus possa ter uma vida tranqüila e sossegada evitando assim muitos prejuízos (Nu 22.22-30).


CONCLUSÃO


Podemos aprender muito com o grande chamado de Neemias. Somente o poder renovador do nosso Deus, tem a capacidade de mudar a história para abençoar um povo. Diante de todas as adversidades que surgiram na vida de Neemias, Deus sempre cuidou do seu servo. Que o santo e poderoso Espírito Santo, possa nos ajudar neste trimestre, a aprender ainda mais as santas e sagradas escrituras. Amém


Evang. Juarez Alves
Assembléia de Deus Min. Belém
Dourados MS.
Juarez_santanatintas@hotmail.com

Nenhum comentário: