18 de maio de 2011

O GENUÍNO CULTO PENTECOSTAL

O GENUÍNO CULTO PENTECOSTAL


Texto áureo: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. (1° Co 14.26).


Verdade prática: O genuíno culto pentecostal é marcado pela reverência, ordem e profundo temor a Deus, propiciando, assim, o contínuo derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja de Cristo.


Palavra chave: - CULTO: Tributação voluntária de louvores e honra ao Criador.


Meditação: O segredo do avivamento, por conseguinte, não se acha na adoção de modismos litúrgicos nem na criação de gestos e posturas artificiais que, mostra a experiência, sempre acabam por roubar a reverência do culto cristão. O verdadeiro avivamento espiritual torna-se realidade quando a igreja se volta à Palavra de Deus. (Lição Bíblica de Mestre página 60).


I - “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus, e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras. (Eclesiastes 5. 1 e 2)”.


Por graça e misericórdia da parte do Senhor Jesus, estamos mais uma vez com oportunidade de explanar algo, ou melhor, compartilhar algumas considerações sobre mais um assunto de tamanha importância para a igreja dos dias atuais, tal qual este trimestre inteiro assim tem sido; toda honra e glória ao nome do Senhor Jesus, que merece todo louvor hoje e eternamente.
Fiz questão de incluir o tópico MEDITAÇÃO acima, em que o texto foi retirado das páginas da nossa lição bíblica, porque acho que foi a introdução, explanação e conclusão do assunto deste domingo.


Também transcrevi o texto bíblico escrito pelo sábio Salomão, primeiramente trazendo a minha vida procurando colocar em prática cada dia mais e assim poder transmitir aquilo que Deus tem colocado em meu coração e pensamentos; mas com temor e reverência, pois, também estes comentários necessitam ser para glória de Deus e para edificação de todos os leitores, ou seja, a amada Igreja do Cordeiro de Deus. Portanto, guardando-nos em escrever quaisquer “eu acho”, mas sim, ouvir aquilo que o Espírito Santo fala através das Sagradas Escrituras, e pronunciar/escrever somente aquilo que é bom e que serve de edificação para todos nós.


O amado irmão comentarista do auxílio bibliográfico da lição foi bem-aventurado quando se lembrou do patriarca Jacó quando estava a caminho da casa do seu tio em Harã, e numa certa parte do caminho, sem templo, sem cobertura, apenas ao relento, talvez um pouco temeroso pelo que o aguardava, ou quem sabe um pouco entristecido pelos recentes acontecimentos em casa de seu pai, mesmo assim, teve um contato com o Excelso Deus através de um lindo sonho, mas quando se levantou pela madrugada ofereceu um “culto” em adoração ao nome do Senhor. Não tinha uma banda musical o acompanhando, não tinha conjuntos de irmãos com seus componentes para embelezar o ambiente, não tinha nem mesmo um púlpito com um pregador famoso e conhecido, etc., mas tinha a presença do Deus altíssimo (Gênesis capitulo 28).


Verdade é que o assunto deste domingo será bem desgastado tanto por escrito quanto nas explanações de cada professor na sala em que leciona; todos nós com certeza traremos as claras mediante o que a bíblia diz e mediante o bom costume de nossa amada Assembléia de Deus, os pontos negativos; as inovações; os desvios doutrinários etc., que permeiam o meio envagélico pentecostal principalmente nos últimos anos, inclusive através de veículos como televisão e internet e porque não dizer de supostos homens de Deus que com uma “nova revelação” junto com uma excelente oratória, seja pregação ou cânticos, arrastam após si multidões e por que não dizer que multidões arrastam sim, mas igrejas na verdade eles arrasam. Mas graças á Deus que igreja que é fundamentada em Jesus Cristo e na Sua Santa Palavra, as portas do inferno não prevalecem, nunca prevaleceram e nunca prevalecerão (Mt 16.18).


Estamos chegando ao centenário de nossa igreja, mas o que me intriga é que aquela mensagem do evangelho (Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e leva para os céus) que trouxe tantas almas aos pés do Senhor Jesus, e que ainda hoje tem valia, desde que anunciada na unção do Espírito Santo de Deus; esta mensagem que era anunciada de forma simples foi deixada de lado.

Hoje em dia temos tantos profissionais em nosso meio, que se um prega sobre a capa de Eliseu em duas horas de pregação, o outro que pregar sobre a linha e o botão da capa em duas horas e meia, etc., e o resultado é bem diferente daquele que víamos outrora (a conversão de pessoas), ao contrário estamos vendo muitos pulos, danças, desmaios, até mesmo vômitos, etc., mas não há mudança de comportamento; o pecado continua destruindo desde jovens até obreiros consagrados, e pior ainda, até mesmo denominações inteiras voltadas ao egoísmo, dinheiro, poder, literalmente brigas por campos de trabalho, templos e presidência de convenções, entre outras coisas mais, as quais não quero me deter por escassez de tempo e espaço.


Pergunto então, seria este o culto que agrada a Deus? Muitos não gostam quando lições como esta, nos exortam a procurar o que é certo através da Bíblia Sagrada. Estudamos estes dias sobre os dons, e muitos ainda se perguntam o que é certo ou errado, sabemos que Deus não é limitado á uma regra, mas uma coisa é certa, tais dúvidas seriam sanadas ou não existiriam se a Palavra de Deus tivesse primeiro lugar em nossas reuniões, em nossa vida, pois o próprio Deus alertou que o povo seria destruído por falta de conhecimento (Is 5.13; Os 4.6) e Ele mesmo não vai agir nunca contra a Sua própria Palavra e Vontade.


II – CULTO RACIONAL (capítulo 12 de Romanos)


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.


De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.


Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.


Culto verdadeiro é aquele em que Deus, por Seu Filho Jesus Cristo, através da presença do Espírito Santo, é honrado, glorificado, louvado, exaltado; e que sua Palavra tem a primazia; em que as orações são movidas diante Dele com verdadeira humildade e devoção dentro do coração e transbordando no exterior; em que os cânticos tem o único objetivo de anunciar o Deus da eterna Salvação e o perdão dos pecados concedidos através do Sangue de Jesus Cristo. Em que os dons concedidos por Deus se manifestam na vida de uma pessoa sozinha, ou no meio de uma congregação com dezenas, centenas, milhares e até entre milhões de pessoas. Em que o Jesus ainda batiza com seu Santo Espírito, que renova vidas e traz almas ao arrependimento e os conduz a salvação, curando suas enfermidades, ajudando em suas lutas e fraquezas.


O apóstolo Paulo nos deixou estas recomendações, creio ser uma das melhores “receitas” para um verdadeiro culto pentecostal, acrescido do ensinos do Senhor Jesus em seus sermões e juntamente com o que escreveram os santos profetas e demais apóstolos e escritores sagrados.


Se todos os nossos atos têm que ser para louvor e adoração ao nome do SENHOR, então em nós de haver sempre: santidade (alguns dizem que só Deus é santo, mas a bíblia nos manda ser santo em toda nossa maneira de viver) (Lv 20.7; 1º Pe 1. 15 e 16); não podemos ser conformados com este mundo, pois os amigos deste mundo são inimigos de Deus (Tg 4.4); tem que existir amor em nós, e com tal amor nunca fazermos acepção de pessoas nem mesmo; tem que haver a humildade, não usarmos os dons para nosso marketing pessoal, muito menos para enriquecer-nos, sabendo que do nosso Senhor vem a recompensa; nunca ambicionar coisas altas, tais como posições adquiridas através de brigas e de humilhação a outras pessoas, a Seara do Senhor tem trabalho e espaço para todos, o problema é que nem todos querem trabalhar, mas muitos querem os títulos que mais lhe parecem favoráveis; etc. Sendo assim estaremos cultuando ao Senhor sempre.


Mas me alegro ao saber que ainda verdadeiros crentes se preocupam em entregar seus corpos, suas vidas, suas posses, em louvor e adoração ao Senhor Jesus, que procuram se santificar cada vez mais aguardando Sua para nos levar aos céus de luz.


Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. (Ap. 22. 11 e 12)”.


Que esta exortação soe forte em nossos ouvidos e mais forte ainda no coração; para não rejeitarmos a voz do Espírito que ainda fala com cada um de nós.


A pergunta final da conclusão da lição bíblica, que faço questão de repetir aqui é esta: - Você tem cultuado a Deus conforme recomenda a bíblia? ... Que a nossa resposta seja sempre sim. Não sejamos marionetes nas mãos de pessoas que querem mudar aqueles marcos que já foram instituídos por nosso Deus através de seus servos. Jesus Cristo vem nos buscar em breve!

Amém!


Dc. Thiago Rodrigues Teixeira
thrteixeira@hotmail.com
www.conhecendoabibliathr.blogspot.com



Nenhum comentário: