15 de dezembro de 2010

Quando o Crente não Ora.

Quando o Crente não Ora.


Texto áureo: “Então, aqueles homens israelitas tomaram sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor”. (Js 9:14)


Verdade Prática: “A falta de oração na vida dos crentes leva-os a decisões precipitadas”.

Introdução


Em meio à vida agitada, muitas vezes não oramos o suficiente. Ou, então, oramos apenas pelas questões mais urgentes. Todavia, muitos são aqueles que não encontram tempo algum para estar na presença do Senhor. Umas das primeiras características que demonstram o esfriamento na fé é o distanciamento do crente da oração diária, contínua e determinada. Deixar de reservar um tempo para nos aproximarmos verdadeiramente de Deus, conhecê-lo melhor e compartilhar com ele os anseios mais profundos de nosso coração, nos leva a errar o alvo e ao fracasso espitirual.

I. Quando o homem ora, mas não obedece.

O exemplo de Jonas deixa claro que a obediência à vontade de Deus é fundamental para a vida daquele que serve ao Senhor. Se nos posicionarmos sob a liderança de Cristo e aprendermos o que ele requer de nós, o fluir do Espírito Santo nos levará para onde precisamos ir. A prova da nossa sinceridade a Deus é fazer a Sua vontade. Nós nos complicamos quando achamos que sabemos o que fazer e paramos de perguntar a Deus se estamos, de fato, fazendo aquilo que deveríamos segundo a Sua vontade.

Muitas pessoas só buscam a Deus quando já estão “no fundo do poço”. Tomam decisões erradas, levados por sua própria vontade e depois, à semelhança de Jonas no ventre do grande peixe, resolvem buscar a misericórdia de Deus. Em verdade, se procurassem seguir a vontade de Deus, poderiam evitar grandes sofrimentos.

A cada passo de obediência à vontade de Deus, experimentamos novas bênçãos para nossas vidas. Nossas orações são ouvidas quando decidimos obedecer a vontade de Deus para nossas vidas. “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá. Mas, na verdade, o Senhor me ouviu; atendeu à voz da minha oração” (Sl 66. 18-19).

II. Deixando de buscar a direção de Deus

A vontade de Deus é um lugar de segurança. Quando andamos na direção de Deus, encontramos segurança. Quando vivemos fora da direção de Deus, perdemos sua proteção.

Devemos pedir a Deus com frequência que nos mostre qual é a sua vontade e nos guie dentro dela. “Quando te desviardes para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: “Este é o caminho, andai por ele” (Is 30:21).

Os exemplos de Josué, Davi e Sara servem para nos orientar a sempre buscarmos orientação divina nas questões de nossas vidas. Seguir a vontade de Deus não significa que jamais teremos problemas, os problemas são parte da vida. Viver na direção de Deus é ter realização e paz em meio aos problemas. Há uma grande segurança em saber que estamos andando na vontade de Deus e fazendo o que ele quer que façamos. Quando estamos na direção de Deus lidamos melhor com o que a vida nos traz.

III. Buscando conselhos em outro lugar.

As pessoas têm, não raras vezes, corrido atrás de soluções para seus problemas erroneamente. Consultam búzios, cartas, tarô, horóscopo, numerologia e tantas outras enganações existentes por este mundo afora.

Até mesmo no meio Cristão, muitas pessoas tem recorrido a práticas antibíblicas, a fim de solucionarem seus problemas. A palavra de Deus nos diz que: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”(Sl 1.1).

A falta de oração leva o crente a perder de vista o conselho do Senhor. Orar alimenta a nossa fé, pois pela oração estendemos nossa mão e tocamos Deus.

A cada dia, torna-se mais essencial buscarmos ao Senhor através da oração. Uma vida de oração faz a diferença entre o sucesso e o fracasso, a vitória e a derrota, a vida e a morte. É por isto que devemos viver constantemente em oração.

A oração nos faz chegar a um ponto em que, qualquer que seja a tribulação ou a tempestade que enfrentemos, conseguimos ficar calmos, em paz, sabendo que só o Senhor é Deus. Quando entramos na presença do Senhor, através da oração, nossa perspectiva muda. Através da oração, tiramos os olhos do problema e os fixamos no Senhor da vitória. “De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos” (Sl. 119.10).

IV. Conclusão

A falta de oração leva o crente a uma vida espiritual superficial. Leva o Crente para a direção errada. Que Deus nos ajude a termos uma vida de oração, buscando sempre a obediência à Deus, a Sua direção e os Seus conselhos.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Elaboração por:- Jaquesilene A. Silva Professora da Escola Bíblica Dominical

Nenhum comentário: