11 de julho de 2010

FALSOS CONCEITOS DE DEUS

FALSOS CONCEITOS DE DEUS

 

“Deus Não Existe”

 

Começamos nosso estudo acerca da oração e adoração a Deus afirmando que as pessoas que adoram, devem adorar ou orar a alguém ou a alguma coisa. Se não houver um ser a quem devamos adorai; não podemos adorar. Algumas pessoas dizem que Deus não existe, e, portanto, não podemos adorar nada. “Não adianta orar”, alegam, “pois, não há ninguém para ouvir-nos!” Chamamos a tais indivíduos de ateus, pois, não crêem na existência de Deus. Que pessoas insensatas. Não vêem as provas da existência de Deus, mesmo estando elas diante de seus olhos! A ordem precisa do universo, a beleza das flores, a maravilha do corpo humano - tudo isso nos fala a viva voz: “Existe um Deus criador”. Dizer que o mundo se fez sem um Deus Criador, seria o mesmo que olhar para um relógio e afirmar que ele se fez sozinho.

 

“Não Podemos Saber ao Certo”

 

Muitas pessoas duvidam da existência de Deus porque não podem vê-lO. Elas vêem o que Ele criou, e crêem que deve haver uma causa para a criação, mas duvidam e dizem: “Não podemos saber com certeza. Talvez haja um Deus, talvez não”, Chamamos tais pessoas de agnósticas, pois, crêem que mesmo que Deus exista, o homem não pode conhecê-lO. E indagam: “Orar, para quê? Não podemos ter certeza de que alguém nos ouve!”

 

“Não Quero Saber de Deus”

 

Existem muitas pessoas que estão cientes do fato de que Deus existe, mas não querem obedecer-Lhe, Chamamos a tais pessoas réprobas, porque elas se recusam a aceitar algo que conhecem. Os réprobos não oram, pois, “amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (Jo 3.19). Mas chegará o dia em que os réprobos orarão. Eles pedirão às pedras que caiam sobre eles, para que os escondam “da face daquele que se assenta no trono” (Ap 6.16). Será um dia de ira e de julgamento para eles.

 

“A Natureza É Deus”

 

Muitas pessoas acreditam que Deus e a natureza são uma só coisa. Náo crêem em um Deus-Criador distinto de Sua criação. Tais pessoas afirmam que as árvores são Deus; as nuvens são Deus; o homem é Deus. Chamamos a tais pessoas panteítas. Elas dizem que tudo que é bom é Deus. Para elas a natureza é Deus. Deus é impessoal. Como estão enganadas! Sem dúvida, o deus dos panteístas é um deus descaracterizado. Não se pode orar a ele, pois, não possui ouvidos. Ele não responde às orações, pois, não tem voz. Não pode ver, pois, não tem olhos. Não pode amar, pois, não tem coração. Que tipo de Deus é este? Uma coisa é dizer que Deus é amor e outra coisa muito diferente, é dizer que o amor é Deus. Do mesmo modo, uma coisa é dizer que Deus está em Sua criação, e outra coisa, muito diferente, é dizer que a criação é Deus.

 

“Eu Sou Deus”

 

Existem pessoas que afirmam que cada indivíduo tem o direito de crer no que mais lhe agradar, e que a opinião de um homem é tão certa quanto à dos outros. Chamamos a tais pessoas de ególatras, pois, elas não vêem outro deus senão a si mesmas. Elas não querem que outros lhes digam o que devem fazer. Os ególatras não aceitam quaisquer padrões de comportamento de que não gostem. Em sua opinião, bom é aquilo que é bom para eles próprios. Eles não oram. E por que o fariam? Eles não querem submeter-se a nenhuma autoridade, a não ser àquela que se enquadre em seus conceitos de bom e mau.

 

“Qualquer Deus Serve”

 

Existem muitas pessoas deste tipo. “Não importa qual o deus que a gente adora. Todos eles são bons. Qualquer deus serve”. A essas pessoas chamamos universalistas. Elas crêem que as religiões são como vários caminhos que vão dar no alto da mesma montanha. Cada religião segue uma rota diferente, mas todas chegam ao topo. E um ensino perigoso e maléfico. Os que assim acreditam, estão afirmando que Deus não passa de uma idéia engendrada pela mente humana, e não que Ele é uma realidade. Todavia, Deus não é uma idéia. Ele é real. Ele é Deus. Ele é o Criador do mundo e de tudo que nele há. Temos de descobrir como Ele é. Temos que adorá-lO. No próximo Texto falaremos sobre quem Ele é. Antes, porém, vejamos outra crença que é aceita por algumas pessoas, em várias partes do mundo.

 

“Espíritos dos Ancestrais”

 

A maioria das pessoas acredita numa vida após a morte. Contudo, como nunca vemos os mortos depois que eles partem, existe um grande mistério em tomo da questão. Algumas pessoas crêem que os mortos voltam em forma de espíritos, os quais ficam circulando pelos lugares onde viviam antes. Elas acham que tais espíritos participam, de certa maneira, das atividades dos vivos. Esta crença é chamada de animismo.

 

Os animistas são pessoas muito medrosas, devido ao desconhecido e ao terror do invisível. Embora muitos deles creiam que Deus existe, pensam que Ele se acha muito distante e é por demais indiferente aos seus problemas, para socorrê-los. Por isso sua adoração tem sempre a forma de oferendas destinadas a agradar os espíritos e fazer-lhes petições, pois, crêem que eles estão constantemente ao seu redor. Usam de amuletos para manter-se livres de problemas; fazem sacrifícios com o objetivo de obter os favores dos espíritos dos mortos. A Bíblia afirma que “o medo produz tormento” ( I Jo 4.18), e esse é o sentimento dominante do animista. O mesmo versículo diz que “o perfeito amor lança fora o medo”.

DEUS SE REVELA

 

Deus Se Revela pela Sua Palavra

 

Um Deus que exige que o homem O adore e O obedeça, tem que revelar-se ao homem. E foi exatamente isso que o verdadeiro Deus fez. Ele se revelou ao homem. Nós podemos conhecê10. Também podemos conhecer Sua vontade. Cada religião conta com seus profetas, suas visões, seus milagres e com os escritos de seus mestres. O verdadeiro Deus nos deu todas essas coisas e fez ainda outras para que nós O conhecêssemos. Ele revelou a Si mesmo e a Sua vontade, comunicando-se conosco de três maneiras, quais sejam:

 

Deus Se Revelou pelos Profetas e Apóstolos

 

Deus se revelou pelos profetas e apóstolos que escreveram suas palavras no livro sagrado, que chamamos Bíblia. Quando os homens crêem na Bíblia e a aceitam como a Palavra de Deus, suas vidas são transformadas. Sempre que um homem aceita os ensinamentos de Cristo e reconhece que Ele € o Filho de Deus, ocorre um milagre em sua vida - ele se torna uma nova criatura, abandona os seus maus caminhos e passa a seguir o bem. Pensemos na unidade da mensagem bíblica - uma mensagem escrita por diversas pessoas, em épocas e lugares diferentes. Acrescente-se a isto o fato deque a Bíblia tem sobrevivido a todos os esforços dos seus inimigos para destruí-la e desacreditá-la. Sem dúvida alguma, a Bíblia € um livro extraordinário. E um livro que revela Deus para nós.

 

Deus Se Revelou por Jesus Cristo

 

Deus revelou-se por intermédio de Jesus Cristo, Seu Filho. Jesus viveu trinta e três anos sobre a terra, como homem. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós...” ( Jo 1.14). Pensemos no que Cristo afirmou. Ele disse que era o Filho de Deus. E confirmou essa declaração com um ministério miraculoso de curas e poder. Pensemos na morte e ressurreição de Jesus. Deus realmente revelou-se através de Seu Filho, revelou-se por meio da vinda de Jesus a terra.

 

Deus Se Revelou por Meio do Espírito Santo

 

Deus também se revela pelo seu Espírito em qualquer época, a qualquer pessoa que aceita a verdade acerca de Jesus Cristo. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16). O Espírito Santo transforma numa nova pessoa, cada indivíduo que crê em Jesus, aceitando-O como seu Salvador. O que Ele já fez por outros, fará também por você. Se você confiar nEle, Ele se revelará a você por meio do Seu Espírito. Adore o Deus verdadeiro! Ore e deixe que o Espírito de Deus testifique com o Seu espírito. Depois que você sentir o Seu poder em sua vida, você não precisará mais de provas. Você saberá quem é o verdadeiro Deus!

 

Por:- Ev. Isaias Silva de Jesus

Livro Teologia Pratica EETAD

Nenhum comentário: