11 de abril de 2010

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

TEXTO ÁUREO = Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (SI 119: 105 ).

VERDADE PRÁTICA = A Palavra de Deus enriquece a alma, proporcionando conhecimento e sabedoria para a vida cristã em todos os aspectos.

LEITURA BÍBLICA = SALMO 119.1,4,5,7,9,10-12,16.

INTRODUÇÃO

Embora não se saiba quem é o autor desse poema gigante do Saltério, o Salmo 119 muito ensina sobre o valor da Palavra de Deus. Neste salmo, cada letra do alfabeto hebraico dá início a uma série de oito versículos, num total de 22 estrofes. De sua leitura, pode-se entender que seu propósito é exaltar a excelência da Lei do Senhor.

1. POR QUE A PALAVRA DE DEUS É EXCELENTE

1. Ela é pura. Não há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há uma só discordância quanto à essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la, apontando discrepâncias e contradições, mas em vão. As divergências sugeridas são apenas aparentes, porque “as palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purifica sete vezes” (SI 12.6). É puríssima (Sl 119.140).

2. Ela é reta. a segue uma linha de pensamento que, começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mas sem quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: O amor de Deus e o seu plano para a salvação do homem. “Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis” (SI 33.4).

3. Ela é santa. A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina, que é santa. Os seres celestiais, no Apocalipse, cantam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir” (Ap 4.8). A palavra do homem, quase sempre, tem verdade e mentira, realidade e engano, mas a palavra de Deus é santa (Sl 105.42).

4. Ele é lâmpada e luz. Somente a Palavra de Deus tem o Poder de iluminar o caminho do homem. Há muitos, por aí, que se dizem iluminados pelas filosofias de Buda, de Confúcio, e de outros, mas, na verdade, estão em trevas. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119.105).

5. Ela é verdade absoluta. Em J0 17.17, Jesus declarou: “...a tua palavra é a verdade”. Não é uma verdade entre outras, como pensam os sábios segundo o mundo. A palavra de Deus é “a” verdade, no sentido absoluto, pois é a revelação do Deus Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente. Santo, Justo e Salvador. O salmista é categórico: “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” (SI 119.160).

6. É o poder de Deus. Paulo, falando aos coríntios, foi enfático: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Co 1.18). As palavras, as filosofias, os ensinos, as idéias e os pensamentos dos mestres do mundo conseguem, no máximo, apenas reformar vidas. Mas a Palavra de Deus transforma o mais vil pecador numa nova criatura: ela, em si mesma, é e tem o poder de Deus.

7. E viva e eficaz. Até hoje, nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem. Contudo, “...a palavra de Deus... penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e tenções do coração” (Hb 4.12). A Palavra de Deus tem vida e é eficaz, ou seja, produz efeitos, muda comportamentos, transforma vidas.

II. O QUE A PALAVRA DE DEUS PRODUZ NO HOMEM

1. A Palavra de Deus Transforma. Transformar é “dar nova forma, feição ou caráter; tornar diferente do que era; mudar, alterar...” (Dic. Aurélio). Todos os significados da palavra transformar, no sentido mais elevado do termo, podem ser aplicados ao que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa que a ouve e a recebe em seu coração.

a) Dá nova vida. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).

b) Liberta do pecado. Os que “andam na lei do Senhor não praticam iniqüidade, mas andam em seus caminhos” (v3). O poder transformador da Palavra de Deus faz com que o homem ímpio deixe os seus maus procedimentos, e passe a andar segundo a orientação de Deus.

c) A Palavra de Deus purifica o interior do ser humano. “Como purificará o jovem o seu caminho?” (v. 9). O salmista faz essa indagação porque, em todos os tempos, o comportamento dos jovens sempre foi alvo da tentação do inimigo. Mas a resposta vem logo em seguida: o jovem pode purificar o seu caminho, “observando-o conforme a tua palavra”. Na verdade, não só ao jovem se aplica essa verdade, mas as pessoas de todas as faixas etárias.

2. A Palavra de Deus produz vida eterna. Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna...” (Jo 524)

III. A AUTORIDADE ABSOLUTA DA PALAVRA DE DEUS

1. Esta acima da razão humana. A razão humana só aceita aquilo que pode ser percebido pelos sentidos naturais, que pode ser provado empiricamente. É por isso que a Bíblia declara: “...a palavra da cruz é loucura para os que se perdem” (1 Co 1.18). Diante disso, Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes (1 Co 1.19-20). A Palavra de Deus contém “coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem” (1 Co 2.9).

2. Não pode ser contestada pela Igreja. Paulo, doutrinando o jovem Timóteo, ordena-lhe que advirta a outros para que não ensinem outra doutrina (1 Tm 1.3) e não se dêem a fábulas, “que mais produzem questões do que edificação em Deus” (1 Tm 1.4). Por ignorarem tal exortação, muitos entregam-se a”vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” (1 Tm 1.6-7).

3. Não pode ser questionada pelo misticismo. O misticismo tem tomado conta de nossa época. A chamada “Nova Era” tem chegado até mesmo a certas igrejas. Sonhos, revelações e profecias, ou profetadas, têm procurado ultrapassar a Palavra de Deus. Isso não tem sentido, pois a Palavra já está completa. Não se deve modificá-la, sob pena de incorrer-se em castigo severo (Ap 22,18- 19).

4. É a única regra de fé e prática. Para o cristão verdadeiro, livros podem ser escritos; pensamentos podem ser expostos. Mas nada toma o lugar da Palavra de Deus. A Igreja Cristã, ao ‘contrário das seitas, só tem a Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e prática. Fora da Bíblia, nada prevalece como doutrina ou ensino a ser seguido.

5. Sua ética é a mais elevada do Universo. Ética é a parte da Filosofia que estuda o que é certo e errado. A ética humana parece um pantanal sem fim, O que era certo há poucos anos, agora é errado; o que era errado, agora é certo. Adultério não é mais crime. Homossexualismo não é mais crime. E aceito amplamente pela ética humana, O aborto, crime inominável, é legal em muitos países. Agora, já se pensa em clonagem (cópia) de seres humanos; o homem mortal tenta invadir uma área que só a Deus pertence. Graças a Deus, que a Bíblia, em termos de ética, é inabalável. Pecado é pecado. Abominação é abominação, ontem, hoje e sempre. As obras da carne (GI 5.19-21) jamais deixaram de ser contrárias à Lei de Deus.

CONCLUSÃO

A Palavra de Deus é excelente sob todos os aspectos que se possa considerar. Individualmente, ela deve ser acatada com fé, amor e profunda gratidão. Coletivamente, deve ser aceita como única regra de fé e prática. No culto cristão, deve ter prioridade máxima. Infelizmente, em muitos cultos, quase não há espaço para a - exposição da Palavra de Deus. A cantoria toma conta do tempo. A palavra fica em último plano. Que Deus nos ajude a ser gratos pela sua palavra, e que possamos pô-la em prática em nosso viver.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD 1997

Nenhum comentário: