22 de maio de 2008

O santo homem de Deus

II Reis 4: 9-11

“E ela disse ao seu marido:” Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. Neste capítulo, vemos encerrada uma grande responsabilidade.Sobre os ombros daquele que se propôs a servir ao Senhor com inteireza de coração, êm todos os aspectos e sentidos.
O homem de Deus precisa ser reconhecido como tal, em qualquer situação e em qualquer época, em qualquer lugar do planeta terra. O homem de Deus é muito visado (ver Hb 12:1) no seu modo de andar.
No vestir-se, no comportar-se, no falar, no trato com seus semelhantes, crentes ou não, etc... Por isso, ele não deve embaraçar-se com as coisas deste mundo.
De maneira alguma antes devendo apresentar-se à Deus como obreiro aprovado que não tem do que envergonhar-se, que maneja bem a palavra da verdade. - II Tm 2:14-15
Com esta introdução perguntamos:

I. Porque “Santo homem de Deus?”

Analisemos primeiramente a palavra santo, que quer dizer separação, santo = sagrado; que vive na Lei Divina; puro. Santo é ainda um vocábulo descrito na Natureza Divina. - Lv 20:26, Hb 7:26
Assim então, entendemos o porque do profeta Eliseu ter sido identificado pela palavra santo. Ele era separado por Deus, para Deus, à serviço de Deus com devoção, aplicação e consagração.
Logo entendemos que quando somos santificados, passamos a nos dedicar ao serviço do Senhor, como representantes do Reino dos céus aqui no planeta Terra.
Temos na Bíblia Sagrada, muitos exemplos de pessoas dedicadas ao Senhor, como por exemplo:
Ana- Lc 2:36-37 Samuel - 1 Sm 1:11 (Samuel foi dedicado ao Senhor antes de nascer)
Ezequias – II Cr 29: 1-2 (dedicação à obra do Senhor) Jó – Jó l: 21, I Co 7:5, Ef 2:21
Agora passemos a avaliar a palavra homem
O homem é um ser humano criado segundo a imagem e semelhança de Deus. Dotado de inteligência, personalidade, sentimento, habilidade.
Sacramentado com a coroa da criação de Deus, Então somando-se todas as qualidades do homem com o derramar transbordante do Espirito Santo em sua vida. E estando ele constantemente receptivo à unção do santo, consequêntemente ele torna-se um “santo homem de Deus”.
Obs. Homem: termo genérico = humanidade = homens e mulheres.
Deus - ser existente por si mesmo, infinito, supremo, criador, controlador do universo. Ele é o Todo Poderoso, o Senhor dos senhores, o Altíssimo!

II. Observemos a expressão “homem de Deus”.

O que caracteriza o homem de Deus? O fato dele apresentar-se como um santarrão? O fato de possuir muitos importantes títulos?
Seus anéis de grau, seus diplomas teológicos? Não! Nada disso!
Os homens de Deus são espirituais - Rm 7:6, Ef 4:23; 1 Co 2:12, Jo 4:24
a.São filhos obedientes - I Pe l:14-15, Tt 2:9,3:l, II Co 2:9, Fp 2:8
b. São justificados pela fé - Rm 5:1, Hb 11:1, Hc 2:4, II Tm 4:7
c. São filhos da luz - I Ts5:5, Jó3:23, I Jol:7, Ef 5:8, Sl.119: 105
Os homens de Deus são distinguidos por algumas características como por exemplo:
a. São homens valorosos como Gideão - Jz 6 b. SãovalentescomoDavi - l Sm 16 e 17
c. São destemidos - Ne 2:20,6:3 d. São corajosos - Jz 7:3,7 e. São humildes - At 20:19, 1 Sm 18:23
f. São ousados na Palavra - Mt 3:7, Rm3:l3. At 4:13-29. II Co3:1, II Co 7: 14, Ef 3: 12
g. São pacientes – Tg l:3, Rm 5:3, Ap 3:10 h. São retos Sl. - 101:6, Gn 6:9, I RS 15:11 i. São de Deus - II Rs 17:24

III. Você é homem de Deus?

É reconhecido como homem de Deus? Você tem características de homem de Deus? Caso suas respostas sejam negativas, comece agora mesmo a sair da sua dimensão humana. comece a entrar na dimensão do Espírito de Deus.
Para que Ele, através da sua infinita misericórdia, possa então adornar o seu vaso com as virtudes e beneplácitos dos céus. Para que assim em todos os aspectos e sentidos, seja reconhecido como um autêntico homem de Deus.
Deus está muito preocupado em levantar, nesses últimos dias de permanência da igreja na terra. Homens santos para realizarem os propósitos de Deus com autoridade, como verdadeiros mensageiros das últimas horas - Jo 15: 16 e Jo 2: 18
O homem de Deus deve ser um instrumento sempre afinado, sempre pronto à ser usado pelo Senhor nos seus propósitos divinos. O homem de Deus é muito visado, provado, perseguido, desabonado às vezes, sofre.
Mas ele não pode reagir como o mundo reage, ele tem que ser santo! Tem que agir, falar, pensar,como santo! - I Pe l:13-16 Se necessário for, descer ao inferno e libertar os que têm estado presos pelas garras de satanás.
E trazê-los para o reino do Senhor, é tarefa árdua para o homem de Deus, que precisa estar totalmente mergulhado no oceano do Espírito e abenegado de suas próprias vontades e de seu futuro - Lc 14:33
Para tanto é preciso assumir o caráter do Senhor Jesus. Não há nenhum ministério para se identificar o homem de Deus. Principalmente nos dias dc hoje, quando a humanidade segue os passos largos e bem definidos para sua própria destruição.
Mostrando a grande diferença entre os que são das trevas, daqueles que são da luz. Não é difícil identificar logo, aqueles que são de Deus, dos que não são, pois os frutos do homem de Deus são bem visíveis e notórios.
Mesmo para os que não têm conhecimento nenhum de Deus, assim como os frutos daqueles que não são de Deus também são logo identificados.
A luz e as trevas são distintas por natureza, e qualquer um é capaz de identificar tanto uma quanto a outra.
Assim como pelos frutos se conhece a árvore, assim também se conhece o homem de Deus. -
Mt 7:16, Lc3: 9, Lc 6:43, Mt 3: l0
O homem de Deus, nossa luta não é contra a carne, mas contra as entidades espirituais do inferno e portanto, forças invisíveis.
Assim, a nossa luta se torna mais dificil cruel, pois o inimigo não luta limpo; pelo contrário, ele é sujo e joga com toda a sorte de mentiras. Mas graças à Deus por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
Que nos dá a vitória a cada dia; essã é a nossa fé! I Co 15: 57, l Jo 5:4, Pv 2l:31, I Cr 29:11, Sl. 20
Sabemos que, embora a luta seja grande, a vitória é certa! Não importa os percalços pelos quais temos que passar durante a peleja.
O mais importante é fixar sempre os olhos no final da luta, quando então gozaremos e celebraremos o sabor da vitória.
Lembre-se homem de Deus, quanto maior for a luta, bem maior é a vitória.
Custe o que custar, procure sempre ser um homem de Deus! Ap 12:11
Glórias a Jesus!!!
Amém

Nenhum comentário: